Três gerações de extrapesado contam a trajetória da DAF no Brasil

Três gerações de extrapesado contam boa parte da trajetória de sucesso dos dez anos da DAF Caminhões no Brasil

Desde o primeiro modelo produzido no País, o XF105, depois a chegada do CF85 e dos modelos da Nova Linha DAF – já em 2020, 2021 e 2022, até a marca dos 30 mil veículos atingida neste ano, os modelos evoluíram em tecnologia, potência e conforto.

Primeiro modelo produzido no País, o XF105

Dentre as melhorias, o sistema full air é opcional de destaque à suspensão pneumática nos modelos DAF XF e CF, nas configurações 4×2 e 6×2.

O recurso utiliza quatro bolsas de ar por eixo, o que possibilita a precisão e a estabilidade ideais para diversas aplicações – uma vez que eleva e abaixa a altura do caminhão em único um clique: o motorista consegue controlar a altura do chassi sem sair da cabine do caminhão.

“A suspensão pneumática DAF, a qual chamamos de ECAS (Sigla em inglês para Suspensão a Ar Controlada Eletronicamente), beneficia principalmente empresas e profissionais que não trabalham com implementos fixos. A troca é feita de forma facilitada, sem exigir força física”, afirma Alekson Felício, Gerente de Engenharia de Vendas e Planejamento de Produto DAF Caminhões Brasil. 

Os modelos oferecem, ainda, um sistema de freio a tambor e dispositivo auxiliar de tração, sistemas de suspensão disponíveis com o sistema opcional de monitoramento de carga nos eixos chamado de ALM, que converte as pressões das bolsas em informação de peso disposto sobre os eixos, auxiliando a distribuição do peso da carga nos eixos.