Na última sexta-feira (9), a Superintendência de Transporte Ferroviário da Agência Nacional de Transportes Terrestres (Sufer/ANTT) autorizou o início das operações comerciais em regime regular na Rumo Malha Central (RMC). O trecho ferroviário, que se estende por 282 quilômetros entre os Pátios de Ouro Verde (POS) e Santa Helena (PSG), nos municípios de Ouro Verde e Santa Helena, respectivamente, em Goiás, agora está autorizado para operações comerciais regulares.
Inaugurado em 2023, este trecho estava anteriormente operando em regime de comissionamento, sujeito a testes e restrições operacionais para avaliar o desempenho da ferrovia. Após uma avaliação positiva, a equipe de fiscalização ferroviária da ANTT concedeu a autorização para a transição para o regime comercial regular. Essa autorização representa um marco importante na evolução da integração logística nacional, conectando os portos das regiões Norte e Sudeste e atravessando o rico cenário do Centro-Oeste brasileiro.
Os trens que operarão neste trecho seguirão um padrão específico: serão compostos por 2 locomotivas C30 e 16 vagões, com peso bruto de 1.200 toneladas brutas (TB) e peso líquido de 500 toneladas úteis (TU), além de um comprimento máximo de 400 metros.
Inicialmente, está previsto o transporte de uma variedade de mercadorias, incluindo carne bovina congelada, milho, açúcar, peças automotivas, minério e algodão. Essa diversidade de cargas destaca a versatilidade e importância da nova rota ferroviária para a economia do país.
“A autorização para o início das operações na Rumo Malha Central representa um marco significativo no desenvolvimento da infraestrutura logística do Brasil, promovendo maior eficiência e competitividade nos transportes de carga. Além disso, fortalece a posição do país como um importante hub logístico na América do Sul”, explicou Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT.
Com a nova rota em funcionamento, será possível promover maior fluidez no transporte de cargas e mercadorias, alinhado ao desenvolvimento sustentável, com benefícios ambientais, uma vez que o modal ferroviário é conhecido por sua menor emissão de poluentes em comparação com outros meios de transporte.
“A liberação para operação na Rumo Malha Central é celebrada como um passo significativo no aprimoramento da infraestrutura de transporte do Brasil, impulsionando o desenvolvimento econômico e a conectividade entre as regiões do país”, concluiu Ismael Trinks, Superintendente de Transporte Ferroviário da ANTT.