A análise mais recente do Índice de Frete Edenred Repom (IFR) revelou que o preço médio do frete por quilômetro rodado encerrou janeiro em R$ 6,36, representando um aumento de 2% em relação a dezembro de 2023, quando a média era de R$ 6,22. Em comparação com janeiro do ano anterior, houve uma queda de 10% no preço médio do frete.
“Este é o primeiro aumento no valor médio do frete desde abril do ano passado. O novo reajuste da tabela do frete refletiu diretamente no aumento do custo de transporte”, destaca Vinicios Fernandes, diretor da Edenred Repom.
Em 19 de janeiro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) atualizou os pisos mínimos de frete e emitiu a nova Resolução. Os preços médios tiveram aumentos variando de 1,03% a 5,66%, dependendo do tipo de operação de transporte. Segundo a agência, o reajuste foi realizado com base em uma nova metodologia, buscando alinhar os valores sugeridos com a realidade do transportador brasileiro.
“A projeção para fevereiro pode ser de uma nova alta no frete, especialmente devido ao aumento no preço do litro do diesel nos postos de abastecimento, após a entrada em vigor das novas alíquotas do ICMS”, reitera Fernandes.
O IFR é um índice do preço médio do frete e sua composição, baseado em 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio administradas pela Edenred Repom.
A Edenred Repom, marca da linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, é especializada na gestão e pagamento de despesas para o mercado de transporte rodoviário de carga, sendo líder no segmento de pagamento de frete e vale-pedágio, com 8 milhões de transações anuais e mais de 1 milhão de caminhoneiros atendidos em todo o Brasil.