New Holland e Legambiente lançam projeto para incentivar agricultura sustentável na Itália

A CNH Industrial e a New Holland Agriculture uniram forças com a associação ambientalista italiana Legambiente no projeto “Evoluzione Terra” (Evolução Terra), que visa promover uma abordagem inovadora às atividades agrícolas sustentáveis e sociais nas propriedades participantes. O anúncio foi feito por Angelo Gentili, chefe nacional de projetos agrícolas da Legambiente, Carlo Lambro, presidente da New Holland, e Daniela Ropolo, chefe de iniciativas de desenvolvimento sustentável da CNH Industrial, durante a segunda edição do Fórum Nacional de Agroecologia – Fórum Nazionale Agroecologia –, ocorrido na Itália e que foi organizado como um evento virtual e transmitido ao vivo pelo Facebook e nos sites da Legambiente, Legambiente Agricoltura e La Nuova Ecologia.

A primeira colaboração no projeto envolverá o Libera Terra Mediterraneo, um consórcio sem fins lucrativos com a missão de alcançar um impacto social positivo, usando propriedades de terra confiscadas do crime organizado para produzir produtos de alta qualidade através de métodos agrícolas sustentáveis para o meio ambiente e as comunidades. Esse consórcio fornecerá às cooperativas participantes os equipamentos agrícolas necessários para a prática da Agricultura 4.0.

A New Holland fornecerá sistemas de agricultura de precisão, que serão instalados nos tratores de quatro cooperativas do consórcio sediadas na Sicília: Cooperativa Rita Atria, em Castelvetrano, na província de Trapani; Cooperativa Beppe Montana, em Lentini, na província de Siracusa; Cooperativa Placido Rizzotto e Cooperativa Pio La Torre, em San Giuseppe Jato, na província de Palermo. As cooperativas Rita Atria e Beppe Montana também receberam dois tratores de última geração da New Holland. Além disso, a marca apoiará a compra de equipamentos avançados, como uma semeadeira inovadora para a agricultura orgânica, com o objetivo de melhorar a produtividade e a eficiência das cooperativas por meio do uso de tecnologias que possibilitem as práticas da Agricultura 4.0.

Líder em Energia Limpa

Carlo Lambro, presidente da New Holland, afirma que o projeto do Evoluzione Terra se encaixa perfeitamente na estratégia Líder em Energia Limpa da marca, que visa conduzir a transição para uma agricultura sustentável e eficiente em termos de recursos. “Está muito claro para nós que a sustentabilidade é o futuro. Somos pioneiros em uma agricultura que respeita e protege o meio ambiente, expandindo continuamente os limites da tecnologia para permitir que nossos clientes produzam mais com menos. Esse projeto permitirá que as cooperativas participantes aproveitem o melhor da Agricultura 4.0, ajudando-as a melhorar sua resiliência às mudanças climáticas e sua tomada de decisão”, afirma Lambro.

“Nosso objetivo na CNH Industrial é potencializar a transformação sustentável, capacitando os agricultores de todo o mundo a desempenhar um papel ativo nisso”, declara Daniela Ropolo, chefe de iniciativas de desenvolvimento sustentável da CNH Industrial. “Esse propósito se baseia em iniciativas como a colaboração produtiva que desenvolvemos com a Legambiente e projetos como esse, que visam dar às propriedades apoio financeiro e ferramentas para avançar no caminho da agricultura sustentável e social. O projeto ‘Evoluzione Terra’ faz parte de uma iniciativa global de 2 milhões de dólares do Fundo de Solidariedade que a CNH Industrial criou para apoiar a luta contra a covid-19 nas comunidades onde as empresas foram afetadas pelo vírus”, completa.

O objetivo do projeto é melhorar a produtividade e a eficiência das cooperativas por meio do uso de tecnologias que possibilitem as práticas da Agricultura 4.0.

Angelo Gentili, chefe nacional de projetos agrícolas da Legambiente, explica: “Na Legambiente, atuamos há muito tempo na promoção da agricultura orgânica e da agroecologia, além do apoio à criação de cooperativas e fazendas sociais em todo o território italiano. Estamos ansiosos para colaborar com nossos parceiros de longa data, a CNH Industrial e a New Holland, nesta nova iniciativa, começando com o projeto que envolve o consórcio Libera Terra Mediterraneo. Com sede no sul da Itália, suas cooperativas estão entre as empresas de agricultura orgânica e social mais ativas em práticas de agricultura sustentável. Com esse projeto, temos a oportunidade de apoiá-los neste caminho, proporcionando novas oportunidades de crescimento e pesquisa que de outra forma não estariam acessíveis a eles.”

Valentina Fiore, gerente geral do consórcio Libera Terra Mediterraneo, por sua vez, diz que o respeito ao meio ambiente é um dos pilares da atuação das cooperativas. “A gestão de terras apreendidas do crime organizado – e, portanto, de propriedade pública – passa necessariamente pela preservação da terra, do território e das comunidades. Para isso, a Legambiente forneceu um importante apoio ao acesso a técnicas, equipamentos e práticas de sustentabilidade ambiental, econômica e social. A colaboração foi estendida à New Holland, que através deste projeto permitiu às cooperativas adquirirem tecnologias para a Agricultura 4.0 e outros equipamentos capazes de melhorar seu desempenho sustentável”, observa. Segundo ela, o acesso a tudo isso representa uma grande oportunidade para a Libera Terra em seu caminho para uma agricultura justa e igualitária.