Implementos MANOS, o Megatrem Florestal

Implementos MANOS, o Megatrem Florestal com capacidade de 240 toneladas

A Manos Implementos, uma fabricante brasileira especializada no segmento florestal, lançou o Megatrem, seu novo implemento off-road desenvolvido em parceria com a Kennedy Trailers, da Austrália. Esse implemento introduz no Brasil o conceito de grandes composições de carretas, uma prática consolidada na Austrália há mais de três décadas.

O Megatrem consiste em três semirreboques e dois dollys, cada um com 3 eixos. Cada semirreboque foi projetado para transportar 80 toneladas de carga, resultando em uma capacidade líquida total de 240 toneladas. Segundo Gustavo Cesca, diretor Comercial da Manos Implementos, o implemento foi concebido para operar com altas capacidades de carga e baixo custo de manutenção.

Esse projeto representa uma inovação significativa no setor. Cesca destaca que um empreendimento dessa magnitude desafia as normas estabelecidas e levanta questões sobre sua viabilidade técnica e econômica, exigindo a capacidade da empresa de desenvolver e fabricar soluções viáveis. Ele também enfatiza a importância do Ciclo de Atendimento da empresa como ferramenta central para chegar a uma solução viável.

A parceria exclusiva com a Kennedy Trailers, uma empresa australiana com expertise na fabricação de implementos florestais, foi fundamental para o sucesso do projeto. Além disso, a colaboração próxima com o cliente, alinhada com o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Manos, foi crucial durante todo o processo de desenvolvimento do produto.

Composições de grande porte como o Megatrem estão alinhadas com os princípios ESG (Ambientais, Sociais e de Governança), uma vez que reduzem o número de caminhões na estrada, otimizando os custos operacionais e de manutenção. Além disso, operar o Megatrem contribui para minimizar os riscos de acidentes, reduzir as emissões de dióxido de carbono e diminuir o consumo de combustível, tornando o transporte de toras mais sustentável, conforme destaca Thiago Patrício, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Manos Implementos.