Se há alguma estratégia das fabricantes em tomar o primeiro lugar em vendas do Constellation 24.280, com certeza o plano não está surtindo resultado. O caminhão leva muita vantagem sobre as demais opções do mercado, podendo afirmar que a disputa ocorre mesmo da vice-liderança para baixo.
No acumulado do ano até outubro, o semipesado da Volkswagen Caminhões e Ônibus somou 1.636 unidades licenciadas, o que representou 14,75% de participação no segmento, de acordo com os números da Fenabrave, a federação que reúne as distribuidoras de veículos.
O desempenho do modelo contabiliza quase o dobro de emplacamentos em relação ao segundo colocando do ranking, o Mercedes-Benz Atego 2426, com 822 unidades licenciadas nos dez primeiros meses do ano, o que permitiu ter fatia de 7,41%.
A fabricante de São Bernardo do Campo (SP), porém, ganha no conjunto de veículos que disputam a categoria. Além da vice-liderança a montadora tem representantes na terceira, na quinta e na nona posição, somando ao todo 4.625 unidades negociadas no acumulado do ano.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus também participa do segmento com quatro modelos, depois da liderança, aparece no sexto, sétimo e oitavo lugar, mas que somam 3.086 caminhões emplacados.
Somente duas outras marcas preservam posição no ranking dos dez mais vendidos, a Ford Caminhões, com o Cargo 2429, em quarto lugar com 804 unidades vendidas e participação de 7,25%, e a Volvo, na lanterna da lista, com 404 unidades emplacadas do VM 270 ou fatia de 3,64%.
O semipesado mais vendido do País tem vocação para aplicações rodoviárias de curtas, médias e longas distâncias. Configurado como 6×2 traz motor MAN de 277 cv e torque de 1.050 Nm. Um dos bons argumentos do veículo a tecnologia EGR, de recirculação de gases, o que dispensa o uso do agente Arla 32. No trem de força o transportador também pode optar por caixa automatizada V-Tronic de nove velocidades da ZF. (Estradão)
Fonte:Estradão