A WABCO, fornecedora global líder em tecnologias e serviços que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais, demonstra sua contínua liderança em tecnologia, apresentando soluções que dão suporte a sistemas inteligentes de caminhões, ônibus e semirreboques na Fenatran 2017,
O OnGuardMAX™, sistema avançado de frenagem de emergência (Advanced Emergency Braking System – AEBS), prevê a frenagem para caminhões e ônibus confrontados com veículos parados ou em movimento à sua frente. A WABCO é o primeiro fornecedor independente de sistemas para indústria automotiva a oferecer o AEBS, e o OnGuardMax é um marco de tecnologia avançada que permite à condução autônoma de veículos comerciais avançar ainda mais.
Equipado com câmera de alta resolução e poderoso radar com sensor de 77GHz, o OnGuardMAX da WABCO detecta iminentes colisões na traseira de veículos à frente e alerta o motorista com diferentes sinais acústicos e visuais, e avisos táteis A menos que o motorista realize ações corretivas, o OnGuardMAX executa a frenagem até a parada total, quando se aproxima tanto de veículos em movimento quanto de objetos parados, para levar o veículo a uma parada completa, por exemplo, quando se aproxima de um engarrafamento.
Outro produto recente da mesma família é o OnGuardACTIVE™, que além de detectar movimento ou objetos parados na estrada, também aciona de forma autônoma o sistema de freios, quando for apropriado. O sistema também detecta risco de colisão traseira em condições de visibilidade limitada. O poderoso radar tem sensor de 77GHz – com alcance cinco vezes maior que radares de 24GHz –, portanto, a precisão é 30% maior do que a encontrada em sistemas alternativos.
A WABCO também oferece ao mercado o OnLaneASSIST ajuda a melhorar a segurança do veículo comercial e o conforto do motorista, evitando colisões relacionadas a saídas não intencionais da faixa de rolagem. Única tecnologia de direção ativa com uma câmera focada na pista à frente (voltada para o futuro) para a funcionalidade de correção da trajetória do veículo sem a ação do motorista. Contribui para a segurança do veículo por meio da detecção de marcações de pista e da avaliação contínua da posição do veículo em relação à faixa de rolagem. Também distingue entre as mudanças planejadas de faixa e as mudanças de faixa não intencionais, que podem ocorrer, por exemplo, por falta de atenção do motorista. Em caso de necessidade, o sistema intervém de forma autônoma, antes de o veículo sair de maneira involuntária da trajetória, ao aplicar um torque de correção no volante para retornar o veículo para o centro da faixa de rolagem. Também libera suavemente o torque assim que o caminho apropriado é restabelecido.
O OnCity™ Urban Turning Assist, sistema de assistência urbana é uma inovadora tecnologia que possibilita a frenagem autônoma para ajudar a proteger pedestres e ciclistas no trânsito da cidade. Única solução com apenas um sensor, é o primeiro sistema anticolisão da indústria de veículos comerciais que utiliza a tecnologia LiDAR com a finalidade de detecção de objetos.
Projetado para caminhões, ônibus e carretas, o sistema de assistência avançada ao motorista disponibiliza o mais amplo campo de visão – até 180 graus – usando um só sensor no monitoramento de segurança, para ajudar a proteger usuários localizados no ponto cego do veículo. O sistema detecta e distingue objetos em movimento ou estáticos, incluindo pedestres e ciclistas. O sistema alerta o motorista, sonora e visualmente, sobre uma possível colisão com usuários desprotegidos na pista, tanto antes quanto durante uma manobra. O OnCity pode, de forma autônoma, aplicar o freio para evitar colisões caso o condutor deixe de tomar as devidas medidas corretivas.
Fonte: Printec Comunicação