A Vibra, distribuidora de combustíveis e energia do Brasil, está conduzindo uma série de ações de mobilização e conscientização voltadas ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa da companhia está alinhada ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, conforme estabelecido pela Lei Federal nº 9.970/2000. Para ampliar a visibilidade, todo o ecossistema ligado à Vibra será ativado, colaboradores, fornecedores, clientes, rede de postos e transportadoras. A expectativa da Vibra é superar o número de 8 milhões de pessoas impactadas no anunciou de apoio à causa ano passado.
“O enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes é, para nós da Vibra, uma prioridade inegociável. Temos plena consciência que a Vibra é uma companhia gigante e da responsabilidade que isso nos impõe. Diante de uma realidade tão grave e inaceitável, não há espaço para omissão. É preciso romper o silêncio, dar visibilidade ao problema e mobilizar toda a sociedade para agir, inclusive por meio de denúncias pelo Disque 100. Por isso, nos engajamos ativamente nesta causa e estamos convocando outras empresas a participar também”, afirma Ernesto Pousada, CEO da Vibra.
Comprometida com o Movimento Violência Sexual Zero, a companhia está levando a causa a eventos de grande visibilidade e alcance nacional que já patrocina durante o mês de maio para fortalecer a conscientização em todo o país. O público que estará nas etapas de Interlagos da Copa Truck e também na de Cascavel da Stock Car, ambas realizadas este mês no Festival de Interlagos Motos e no Festival de Pecuária de Goiânia serão impactados com as principais mensagens da causa e convidados a se engajarem no combate, como já aconteceu no Web Summit, realizado no fim de abril, e na abertura da temporada da Stock Car, em Interlagos.
Campanha interna: “Sou um agente de proteção”
Além das ações externas, a Vibra está promovendo uma forte mobilização interna para ampliar o alcance da causa entre seus colaboradores. De 5 a 16 de maio, o Edifício Lubrax, sede da companhia, receberá uma versão adaptada da Loja de Inconveniência, ativação criada para dar visibilidade à grave realidade da violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. A experiência é imersiva e provocativa, com prateleiras e vitrines que, em vez de exibirem produtos, apresentam dados alarmantes e verdades incômodas. A proposta é sensibilizar e conscientizar o público interno e da região da sede da empresa, lançando um chamado direto à ação: romper o silêncio e denunciar pelo Disque 100.
A partir de 6 de maio, tem início a campanha “Sou um agente de proteção”, com o engajamento dos pontos focais em todo o país. A proposta é estimular cada colaborador a assumir o papel de agente de proteção de crianças e adolescentes, ampliando a conscientização dentro e fora da empresa. Por meio da rede social corporativa, os times serão convidados a desenvolver e compartilhar iniciativas locais, com a meta de mobilizar, no mínimo, dez pessoas em suas redes de relacionamento, entre colegas, clientes, fornecedores e parceiros.
Complementando a programação, a Vibra oferecerá o curso “Violência Sexual Zero” na plataforma Capacidade Máxima, voltado às equipes dos postos Petrobras. E no dia 12 de maio, será realizada uma live especial com Luciana Temer, presidente do Instituto Liberta, aprofundando a discussão sobre o papel da sociedade no enfrentamento à violência sexual infantojuvenil.
Sobre o Movimento Violência Sexual Zero
Entre as principais frentes de atuação da Vibra está o apoio ao Movimento Violência Sexual Zero, iniciativa que reúne empresas e organizações da sociedade civil, como o Grupo Mulheres do Brasil, Childhood Brasil e Instituto Liberta. O objetivo é atuar em rede, promovendo informação qualificada, sensibilizando lideranças e estimulando práticas efetivas de proteção nos ambientes corporativos. Desde março, mais de 150 organizações e 550 postos de combustíveis já aderiram à iniciativa e estão preparando campanhas para este mês que devem impactar diretamente mais de 745 mil colaboradores e alcançando mais de 2,2 milhões de pessoas, o que reforça o papel transformador que o setor privado pode, e deve, exercer na proteção da infância e da adolescência. Empresas interessadas em fazer parte dessa mobilização nacional podem aderir ao Movimento clicando aqui.
Dados alarmantes:
A cada hora, oito crianças ou adolescentes são vítimas de violência sexual no Brasil (Anuário Brasileiro de Segurança Pública – 2024), mas apenas 8,5% desses casos são denunciados (IPEA – 2023). Além disso, levantamento da Polícia Rodoviária Federal identificou mais de 17 mil pontos vulneráveis à exploração sexual infantojuvenil em rodovias federais (Mapear 2023/2024).