A Agrex do Brasil – empresa subsidiária da Mitsubishi Corporation no setor de agronegócios brasileiro – atingiu um marco significativo ao registrar recorde histórico no volume de cargas operado no terminal intermodal de Porto Franco, localizado no Maranhão, movimentando um total de 512 mil toneladas, durante o ciclo 2023/2024. Este é o maior volume registrado nos últimos 18 anos de operação do terminal. A empresa, que teve a concessão para continuar a administração do local até 2037, anuncia ainda a conquista das certificações ISO 9001 e 14001, obtidas no mês de outubro, após rigorosa auditoria de qualidade. Segundo o gerente nacional de Infralog da Agrex do Brasil, Edson Dantas, a conquista do mais alto nível em qualidade, saúde, segurança e sustentabilidade será fundamental para aumentar a capacidade, além de garantir a eficiência do terminal.
Em períodos de alta demanda em Porto Franco, como o registrado no ciclo 23/24, no qual mais de 500 mil toneladas foram movimentadas, o gestor de infraestrutura logística pontua que a operação da Agrex do Brasil se destaca pela sua abordagem de planejamento, ao utilizar o S&OP – sigla em inglês para Planejamento de Vendas e Operações, que se refere a um processo integrado que alinha demanda, suprimento e custos na gestão de um negócio. Ele conta que o S&OP é realizado em colaboração com as áreas de Logística, Originação (que é, de maneira simplificada, o processo de compra e aquisição dos grãos junto ao produtor) & Trading (comercialização das commodities) e Operacional (Armazéns), o que otimiza fluxos, capacidades, oportunidades e gestão de riscos.
Dantas explica que o terminal intermodal de Porto Franco é de extrema importância para a eficiência do agronegócio brasileiro, pois viabiliza o escoamento dos grãos produzidos no Maranhão, Tocantins e Pará pela Ferrovia Norte-Sul até o Porto de São Luís, gerando competitividade e agilidade no escoamento dos grãos. “O local desempenha papel estratégico de conectividade ao receber caminhões das regiões produtoras, descarregar e armazenar temporariamente, além de carregar os vagões, promovendo uma integração eficiente entre os modais rodoviário e ferroviário”, destaca o gerente. Ele acrescenta ainda que, atualmente, a matriz logística da Agrex do Brasil é composta por 60% de transporte ferroviário e 40% rodoviário, o que contribui significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Qualidade e expansão
A International Organization for Standardization (ISO) é uma das maiores organizações do mundo no desenvolvimento de padrões internacionais. Estruturada por essa organização, a norma ISO 9001 é responsável por estipular as diretrizes e necessidades de uma empresa no que se refere à implementação de um sistema de gestão de qualidade. Já a ISO 14001 tem como foco estipular as diretrizes e necessidades especificamente voltadas aos processos que envolvem o sistema de gestão ambiental. Ambas requerem uma política, objetivos e metas; indicam que os colaboradores sejam competentes, que a informação documentada seja controlada e que análises críticas pela direção sejam realizadas; e são, portanto, essenciais para garantir um sistema de qualidade eficaz dentro das empresas.
Para conquistar estas certificações de qualidade e conformidade com padrões internacionais, é necessário passar por rigorosa auditoria. Neste mês de outubro, a Agrex do Brasil passou por esse processo e conquistou o renomado selo que será fundamental para ampliar as operações de Porto Franco, com igual ou superior desempenho ao do último ciclo. “Temos aumentado a estrutura do terminal para suportar o crescimento nos próximos 10 anos e já temos aprovada sua ampliação, que mais que dobrará a capacidade estática atual, além da certificação das ISO 9001 e 14001, que nos apoiará a atingir e manter altos níveis de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente. As melhorias que vêm sendo implementadas em estrutura, qualificação da equipe e alinhamento com as unidades de negócios da companhia são fundamentais para este avanço,” avalia Dantas.
Com a concessão renovada, o terminal ferroviário de Porto Franco – pertencente à Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. – continuará sendo administrado pela Agrex do Brasil. Denominada de Lote 4, a área é destinada à armazenagem e movimentação de granéis sólidos agrícolas e tem 37.073,24 metros quadrados. A concessão tem o propósito de manter o pátio como um polo de carga de destaque na operação de transbordo ferroviário, contribuindo para reduzir o custo logístico na exportação dos grãos de parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil. “O sucesso da Agrex do Brasil no terminal de Porto Franco reforça seu compromisso com a excelência operacional e com o desenvolvimento sustentável da logística de grãos na região, além de fortalecer sua posição no mercado, o que impulsiona a competitividade do agronegócio brasileiro”, finaliza o gerente.