O Southwest Research Institute (SwRI) anunciou hoje o desenvolvimento bem-sucedido de um veículo de demonstração Classe 8 movido a hidrogênio, um marco importante para o consórcio H2-ICE. Esta iniciativa, lançada em novembro de 2022, reúne líderes da indústria para desenvolver tecnologia de motores a hidrogênio com o objetivo de alcançar emissões ultrabaixas em aplicações de serviços pesados.
Motor inovador com emissões mínimas
O elemento central das conquistas do consórcio H2-ICE é o motor de combustão interna a hidrogênio (H2-ICE), projetado para produzir emissões mínimas de óxido de nitrogênio (NOx) e dióxido de carbono (CO2), enquanto oferece o torque e a potência necessários para aplicações pesadas. O motor atendeu a metas rigorosas de emissões, incluindo a designação de emissões ultrabaixas de NOx do California Air Resources Board (CARB) de 0,02 g/hp-hora.
Desenvolvimento rápido e eficiente
“Nosso objetivo era alinhar o programa com a Fase 3 da política de gases de efeito estufa da Agência de Proteção Ambiental (EPA), estabelecendo um cronograma ambicioso”, disse Ryan Williams, diretor da Divisão de Engenharia de Powertrain do SwRI e diretor do programa do consórcio H2-ICE. “Nossas equipes de integração executaram o plano sem problemas, graças a um planejamento meticuloso.”
Colaboração entre especialistas da indústria
Os consórcios SwRI funcionam como centros de colaboração industrial, reunindo a experiência de diversos membros para superar desafios técnicos. O consórcio converteu um motor Cummins X15N a gás natural para funcionar com hidrogênio injetado no coletor de admissão, utilizando peças personalizadas e componentes protótipos fornecidos por outros membros.
“Desde lubrificantes especialmente formulados até componentes protótipos, este tem sido um verdadeiro esforço de toda a indústria”, acrescentou Williams. “O apoio e a colaboração do consórcio foram essenciais para concluir o veículo de demonstração em um curto período de tempo.”
Desempenho e eficiência excepcionais
O veículo H2-ICE oferece uma solução com zero emissões de gases de efeito estufa (GEE) para o mercado de caminhões de longo curso, com um motor de 370 cavalos que produz 2.025 Newton-metros de torque e atinge eficiência superior a 40%, chegando a 43%. As emissões de CO2 do motor são notavelmente baixas, cerca de 1,5 g/cv-h.
Redução drástica das emissões de NOx
O SwRI também desenvolveu um novo sistema de pós-tratamento adaptado à exaustão de hidrogênio, reduzindo ainda mais as emissões de NOx para 0,008 g/hp-h, significativamente abaixo do limite da EPA de 2027 de 0,035 g/hp-h. “As emissões de NOx da plataforma H2-ICE são iguais ou inferiores ao melhor alcançado em nossos programas anteriores de diesel com baixo NOx”, disse Chris Sharp, engenheiro do Instituto SwRI. “Esperamos emissões de NOx próximas de zero em quase todas as condições operacionais. Estou orgulhoso das conquistas da equipe e entusiasmado com o futuro do projeto.”
Apresentações em eventos importantes da indústria
O veículo de demonstração movido a hidrogênio foi apresentado na ACT Expo 2024, realizada em Las Vegas de 20 a 23 de maio, junto com outras tecnologias de ponta de baixo carbono e emissão zero. Ele também será apresentado no California Hydrogen Leadership Summit, de 16 a 17 de junho, em Sacramento, Califórnia.
Sobre o SwRI:
O Southwest Research Institute (SwRI) é uma organização de pesquisa sem fins lucrativos dedicada a promover o bem-estar da humanidade através da ciência e da engenharia. Com mais de 3.000 funcionários e um orçamento anual de mais de US$ 1 bilhão, o SwRI realiza pesquisas e desenvolvimento em uma ampla gama de áreas, incluindo ciência de materiais, engenharia de veículos, inteligência artificial e segurança cibernética.
Fonte: PortalLubes/FueleLubes