Supergasbras amplia ações que reduzem as emissões de CO₂ no Meio Ambiente

A Supergasbras, empresa do grupo SHV Energy, líder mundial na distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo, amplia suas ações de sustentabilidade em um movimento que reforça seu compromisso com a redução das emissões de escopos 1, 2 e 3. A empresa vem realizando auditorias de eficiência energética em suas unidades de engarrafamento para identificar melhorias que visam reduzir o consumo de energia elétrica e combustível – reduzindo, assim, as emissões estacionárias de escopo 1 e 2. Além disso, estipulou medidas e metas na sua frota de transporte, como uso de combustíveis menos poluentes ou elétricos.

Como distribuidora de GLP, cerca de 95% de suas emissões de escopo 1 estão relacionadas ao consumo e uso de combustíveis fósseis em sua frota. Uma iniciativa importante é o uso obrigatório de etanol na frota leve, composta por mais de 600 veículos. A meta para 2025 é ter mais de 99,5% dessa frota abastecida com o combustível. Até o momento, essa medida contribuiu para uma redução de 10% nas emissões de escopo 1.

Para a frota pesada, a companhia tem trabalhado constantemente para alcançar a eficiência logística, com base na otimização da rota de entrega, telemetria nos caminhões, ou substituição de caminhões por novas tecnologias. Em Caxias (RJ), está em andamento o projeto piloto, onde estão sendo testados caminhões movidos a uma mistura de diesel e biogás. Cada veículo pode reduzir entre 15% e 30% a emissão de gás carbônico.

Mais recentemente, através de financiamento do BNDES, por meio da Linha do Fundo Clima, a Supergasbras adquiriu mais de 50 caminhões elétricos para transporte de GLP. Os modelos já estão em circulação nas cidades de Caxias (RJ) e Mesquita (RJ), Uberlândia (MG) e São José dos Campos (SP). Nas próximas semanas, eles também serão levados para as ruas de Londrina e Araucária, no Paraná, e em Canoas, no Rio grande do Sul. Em julho, será a vez das unidades de Campo Grande (RJ) e Betim (MG) receberem alguns modelos da frota elétrica.

“Para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, adotamos medidas que impactam a governança e a seleção de novos projetos. Desde 2021 nossos programas de sustentabilidade reduziram mais de 3.700 toneladas de CO₂” afirma o Diretor de Operações da Supergasbras, Rubens Ramos.

Fontes Renováveis

Considerando o escopo 2, atualmente, 80% do consumo de energia elétrica da Supergasbras é proveniente de fontes renováveis, com rastreabilidade garantida pelo certificado internacional IREC, presente em 16 engarrafadoras. A meta é ter 100% de suas unidades consumindo apenas energia renovável até o fim deste ano. Além disso, a empresa possui geração própria de energia solar em três cidades do Rio de Janeiro: Mesquita, Campo Grande e Barra Mansa. Além de reduzir as emissões de sua cadeia de valor, a empresa também investe na redução das emissões intrínsecas do produto, que representam mais de 90% das emissões do escopo 3.

Desde 2021, a Supergasbras iniciou uma área de biocombustíveis no Brasil, focada no desenvolvimento de tecnologias para a produção de BioGL, a contrapartida renovável do GLP. A companhia mantém o investimento em projetos de pesquisa com seis universidades federais do país: UFF, UFRJ, UFMG, UFSC, UFBA e a empresa Junior Propeq-Unicamp), que visam produzir BioGL, a partir de matérias-primas renováveis, como bagaço de cana-de-açúcar, sorgo de milho, resíduos de soja e eucalipto e resíduos sólidos urbanos.

As universidades brasileiras, juntamente com outros 16 institutos de pesquisa internacionais, integram um HUB Global para o desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de BioGL pela SHV Energy, empresa holandesa da qual a Supergasbras é a unidade de negócios no Brasil.

“Essas iniciativas desempenham um papel estratégico na construção de uma cadeia de valor mais eficiente e sustentável do Meio Ambiente. Acreditamos em parcerias e boas práticas para acelerar essa jornada. Seguimos com seriedade, inovação e propósito”, conclui Rubens Ramos.

Caminhão, estrada, caminhoneiro: aqui, você encontra informação, serviço e bate-papo.

© 2024 – Todos os direitos reservados – Caminhoneiros do Trecho

Contato