Produzido o último caminhão Volkswagen 18.310 Titan Tractor

Fenômeno de vendas ficará exposto na fábrica da MAN Latin America em Resende

Esta semana, saiu da linha de produção da MAN Latin America, em Resende (RJ), o último caminhão Volkswagen 18.310 Titan Tractor, modelo que consagrou o slogan da montadora “Menos você não quer, mais você não precisa” e ajudou a montadora a chegar à liderança em vendas no segmento, mantida até hoje. O veículo encerra agora sua história de 15 anos de sucessos com mais de 15 mil unidades vendidas, volume expressivo para um segmento de nicho, mas deixa substitutos à altura.

Lançado em 2002, o VW 18.310 4×2 inaugurou um novo nicho de mercado: o de cavalo-mecânico com capacidade de tracionar 28 toneladas de carga líquida e potência de até 350 cavalos. Com 310 cv num motor Cummins de seis cilindros e atributos de conforto como ar-condicionado e suspensão pneumática de série, o veículo se tornou um verdadeiro fenômeno de vendas.

“Não existiam caminhões com esse perfil. Ou eram menores ou muito maiores. Lançamos a solução intermediária, seguindo nosso slogan e cultura sob medida, que logo foi seguido pela concorrência”, explica Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America. A estratégia deu certo. “Desde 2002 nos mantemos na liderança do segmento. Hoje, temos mais de 40% de market share”.

O produto foi comercializado no Brasil por apenas quatro anos, mas seu legado foi enorme. Entre 2002 e 2005, a MAN Latin America chegou a atingir picos de 56% de market share no então novo segmento, composto por veículos na configuração 4×2 até 350 cavalos de potência. Para alguns mercados internacionais, o modelo seguia disponível até essa última unidade. Ao longo de sua história, seus principais destinos foram a Nigéria, a Argentina, a Venezuela, o Chile e a Colômbia.

O último Titan com essa configuração entra para a história da empresa num reconhecimento à relevância que trouxe à marca Volkswagen. O modelo vai ficar em exposição na fábrica da montadora, lado a lado com outros grandes marcos da trajetória da montadora: o primeiro caminhão Volkswagen, de 1981, e a unidade de estreia da linha Constellation, de 2006.

“Personagem” na TV

O Titan marcou época. Afinal, quem não se lembra das aventuras de Pedro e Bino, na série Carga Pesada da TV Globo? A bordo do modelo, os atores Antonio Fagundes e Stênio Garcia rodavam o país, assim como muitos caminhoneiros da vida real que venceram os desafios das estradas com o Titan.

Marco Antônio Samuel de Lima, montador multifuncional da Continental, participou da montagem do último VW 18.310 Titan Trator e é um fã do modelo. “Dá um orgulho enorme ver o fruto de nosso trabalho tão reconhecido pelo mercado. E tem ainda mais valor por saber que não paramos ali. Tenho a mesma idade da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus e, trabalhando na cabine, vejo como os veículos evoluíram ainda mais em conforto, segurança e produtividade”, argumenta.

Hoje, no portfólio Euro 5 da montadora, a opção para quem busca um cavalo-mecânico de entrada é o VW Constellation 19.330 Titan. Para mercados internacionais com legislação ambiental anterior, o sucessor é o VW Constellation 19.320. Ambos contam com o histórico de êxitos do primeiro Titan para conquistar clientes de mais de 30 países da América Latina e África.

Fonte: MAN Latin America

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Caminhão, estrada, caminhoneiro. Aqui você encontra informação, serviço e muito bate papo.

© 2024 – Todos os direitos reservados – Caminhoneiros do Trecho

Contato