Produtores selecionados pela Bayer começam o plantio da soja com a plataforma Intacta 2 Xtend®, usando máquinas da Case IH

Em parceria com a Case IH, multinacional alemã começa plantio de áreas de ensaios de sua terceira geração de biotecnologia para a cultura da soja em áreas de produtores rurais brasileiros
A Bayer deu início, no mês de setembro, aos plantios dos campos de testes de sua nova tecnologia em soja, a Intacta 2 Xtend®, em propriedades rurais de sojicultores brasileiros. A nova plataforma tem como foco promover um novo patamar de produtividade às lavouras de soja brasileiras. Neste primeiro momento, a novidade estará em campos testes apenas dos produtores que foram selecionados para o programa Eleitos I2X. Nesta safra, serão 254 campos de testes em propriedades de sojicultores das principais regiões produtoras do país. As operações nos campos de Eleitos I2X estão sendo realizadas com equipamentos da Case IH, marca da CNH Industrial, que, no último mês de agosto, firmou uma parceria inédita com a Bayer para o fornecimento de máquinas para o plantio, tratos culturais e colheita dos campos testes de Eleitos I2X.
Terceira geração de biotecnologia em soja desenvolvida pela Bayer, a Intacta 2 Xtend® proporcionará maior proteção contra as principais lagartas da cultura da soja, expandindo seu escopo de defesa contra mais duas espécies relevantes (Helicoverpa armigera e Spodoptera cosmioides), além das quatro que já eram alvo da tecnologia Intacta RR2 PRO®. Também permitirá um controle mais amplo de plantas daninhas – já que além de ser tolerante ao herbicida glifosato, a soja com tecnologia Intacta 2 Xtend® também será tolerante ao dicamba, herbicida eficiente no controle de plantas daninhas de folhas largas como a buva, caruru, corda-de-viola e picão-preto, podendo ser aplicado no pré-plantio e na pós-emergência da cultura.
Para Everton Hiraoka, líder de Desenvolvimento Técnico de Soja da Bayer e responsável pelos protocolos de ensaios dos Eleitos I2X, a ideia é que os produtores selecionados acompanhem de perto a alta performance e evolução da tecnologia. “Os agricultores sempre foram nossos grandes parceiros, e agora, mais uma vez, estarão ao nosso lado para conhecerem em primeira mão essa novidade que promete marcar uma nova era para a soja no Brasil”, afirma. “Já comprovamos o potencial aumento de produtividade da Intacta 2 Xtend® em nossos próprios ensaios, mas queremos que o produtor rural veja e comprove a diferença dentro de sua propriedade”, completa.
Para que a nova plataforma tenha uma ampla disponibilidade de variedades adaptadas às diferentes condições de clima e solo assegurando máxima performance, a empresa utilizou novos métodos em seus programas de melhoramento genético distribuídos por diferentes regiões do país, além de firmar parceria com as maiores empresas de melhoramento genético do Brasil. Também firmou parceria com a indústria de máquinas e equipamentos além de uma forte colaboração com acadêmicos, consultores e especialistas. “Tem sido um trabalho multidisciplinar e integrado, com muitos profissionais envolvidos, pois acreditamos que, quando indústria, acadêmicos, pesquisadores e produtores se envolvem em um lançamento como esse, os benefícios da tecnologia passam a endereçar melhor as necessidades da agricultura brasileira”, ressalta Hiraoka.
Além de acompanhar os produtores por toda a safra, do plantio à colheita, o projeto da Bayer prevê ainda a realização de 20 dias de campo, que, a partir de novembro, reunirão um público aproximado de 10 mil produtores rurais para ver na prática como a Intacta 2 Xtend® auxiliará no controle mais amplo de plantas daninhas e quais as boas práticas que permitirão que o produtor tire o máximo de proveito dos benefícios da tecnologia.
O lançamento comercial está previsto para a safra 2021/22 e depende da aprovação dos países que são os principais importadores de soja brasileira.
Tecnologia além da semente
Todas as operações iniciadas do projeto Eleitos I2X, que testará a próxima tecnologia em soja da Bayer, Intacta 2 Xtend®, estão sendo realizadas com equipamentos da Case IH, marca da CNH Industrial, que, no último mês de agosto, firmou uma parceria inédita com a multinacional alemã, comprometendo-se com o fornecimento de 50 máquinas para o plantio, tratos culturais e colheita.
Já estão em atividade as plantadeiras Easy Riser 3200. A máquina apresenta diversos diferenciais e, por isso, foi escolhida pela Bayer para fazer parte desta parceria. Entre os principais fatores agronômicos, destacam-se: a distribuição de sementes; a capacidade de copiar o solo e manter o coeficiente de variação vertical da semente sempre constante; a facilidade de manutenção; a conectividade ISOBUS e a compatibilidade com Climate FieldView.
“A uniformidade de distribuição espacial e emergência da cultura, proporcionadas pelas plantadeiras da Case IH, minimizam as interferências e variantes que ocorrem em experimentos de campo, gerando mais assertividade e dados confiáveis para a avaliação de resultados”, explica Silvio Campos, diretor de Marketing de Produto da Case IH.
Junto com a plantadeira Easy Riser, trabalham os tratores Puma de 140 a 234 cv de potência nominal. Alguns dos diferenciais dos tratores da linha Puma são a injeção eletrônica de combustível Common Rail e a transmissão SemiPowerShift (Puma 140, 155, 170 e 185) e FullPowershift (Puma 200, 215 e 230). Ambas 18 velocidades à frente e 6 à ré, rendendo alta performance com durabilidade comprovada em campo. Outro destaque é o gerenciamento no modo APM (sigla em inglês para Gerenciamento Automático de Produtividade), item de série desses tratores, no qual o operador pode selecionar a marcha de trabalho desejada e o sistema se encarrega de realizar o ajuste mais adequado, de forma automática, para determinada operação, dependendo da carga de trabalho. Caso aconteça sobrecarga em algum momento, o equipamento reduz a marcha e, na sequência, retorna à ideal. Neste modo automático pode-se chegar a 14% de economia de combustível em relação ao controle manual.
“A Case IH oferece as melhores soluções para o produtor rural, do plantio à colheita. As máquinas têm tecnologias inovadoras que garantem mais qualidade em todas as etapas da produção, garantindo os melhores grãos, com mais produtividade, ganhos agronômicos e economia de combustível. Por isso, a Case IH está junto com a Bayer, mostrando a performance diferenciada de suas plantadeiras, tratores, pulverizadores e colheitadeiras de grãos”, garante Campos.
Aliado à tecnologia embarcada dos produtos, o grande foco da parceria entre as marcas para este projeto está na geração de dados e gestão da informação. “Todas as máquinas que estão sendo utilizadas nas operações dos Eleitos I2X são compatíveis com o Climate FieldView, ferramenta de agricultura digital da Bayer. Isso nos proporciona um volume de dados importante para estabelecermos protocolos de operação para obtermos melhor desempenho da plataforma Intacta 2 Xtend® nos campos. Sementes de excelente qualidade e alta tecnologia associadas a uma ótima plantabilidade proporcionada pelas plantadeiras da Case IH, são os primeiros componentes para uma lavoura de alta produtividade”, conclui Everton Hiraoka.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *