Pneu rosa marca o lançamento de movimento da mulher no campo

Pneu rosa marca o lançamento de movimento para valorização da mulher no campo

No próximo dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher será celebrado, uma data importante oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, marcando a luta pela igualdade de gênero. Em homenagem e reconhecimento ao papel das mulheres no agronegócio como protagonistas, a Titan Pneus lança durante a Expodireto Cotrijal, que acontece em Não-Me-Toque/RS, de 4 a 8 de março, o movimento nacional Agro+Delas. Como marca dessa iniciativa significativa, a empresa desenvolveu um pneu exclusivo na cor rosa, que será símbolo desse reconhecimento feminino.

Segundo o vice-presidente de vendas e marketing da empresa para a América Latina, Luiz Antonio Quevedo Marthe, esse movimento criado pela Titan reflete o importante momento que estamos vivendo no campo. “A presença feminina nas fazendas brasileiras tem crescido, e cerca de 1 milhão delas, segundo dados do IBGE, estão atualmente à frente de propriedades rurais, participando diretamente da produção. Portanto, a fabricação desse Pneu Rosa é nosso agradecimento e reconhecimento às mulheres no agronegócio”, destacou.

A diretora de recursos humanos da empresa, Camila Mendes, explica que a simbologia por trás do desenvolvimento de um pneu feito de borracha rosa vai além da cor, representando também a força das mulheres. “Essa iniciativa, que surgiu internamente na Titan, é um incentivo para que cada vez mais mulheres atuem no mercado. É importante ressaltar que temos muitas outras iniciativas de equidade e inclusão, algumas delas voltadas para as mulheres. Também estamos engajados em ações externas com todos os nossos parceiros e com as comunidades ao redor de nossas operações”, completou.

Confeccionar este pneu tão característico foi um grande desafio. A missão foi iniciada pelas engenheiras da companhia, que prontamente se dispuseram a desenvolver o projeto do zero. A partir daí, foi necessário muito planejamento e envolvimento de toda a equipe da fábrica, uma vez que a execução demandaria uma certa complexidade.

Segundo Meire Santorio, diretora de qualidade e tecnologia da Titan, o processo exigiu uma logística especial, pois foi necessário criar uma composição química diferente, já que o produto foge da cor tradicional de linha. Além disso, uma limpeza minuciosa dos maquinários foi necessária para evitar qualquer alteração na cor manipulada. “Chegar a esta ‘receita do bolo’ com a composição ideal, mantendo todas as características de vulcanização e processabilidade, foi desafiador. Embora seja um produto que não será vendido comercialmente, precisava ter todas as características importantes de um pneu tradicional”, destacou.

Para a gerente de qualidade e processos, Roberta Rodrigues, que liderou a equipe de engenheiras, foram quase nove meses de trabalho árduo, mas que valeram a pena com o objetivo alcançado. “Estamos muito felizes em concluir este projeto e entregar um pneu de alta qualidade dentro das medidas tradicionais. E o que mais nos marcou é que ele foi desenvolvido 100% por mulheres, o que o torna ainda mais simbólico, pois o mercado de engenharia ainda tem muito espaço a ser explorado por nós”, disse a profissional.

Pioneirismo

Segundo Edson Tebaldi, presidente da companhia, com o lançamento do movimento “Agro+Delas”, a Titan mais uma vez demonstra seu pioneirismo. “Além de concentrar nossos esforços no desenvolvimento de tecnologia e ampliação de portfólio para criar soluções exclusivas que atendam às necessidades dos clientes, esta iniciativa também prova que estamos cada vez mais conectados com a realidade do campo”, finalizou o executivo.

O novo pneu rosa não estará disponível para venda comercial. Ele será o símbolo deste importante movimento de valorização da presença feminina no campo, que se inicia agora em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O lançamento, assim como todas as outras soluções da Titan, estará disponível no estande da marca durante a Expodireto. Além disso, ele será exposto por algumas empresas parceiras tanto na feira em Não-Me-Toque quanto em outros eventos ao longo de 2024.

A Expodireto Cotrijal é uma das maiores feiras do agronegócio nacional, focada em tecnologia e negócios, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento do setor. O objetivo é aproximar o produtor do conhecimento, das informações e tecnologias, além de proporcionar excelentes oportunidades de negócios e debates ligados ao meio rural. Desde o ano 2000, a feira atrai visitantes de mais de 70 países, com cerca de 250 mil pessoas passando pelo parque em cinco dias, ansiosas para ver o que os cerca de 500 expositores oferecem nas áreas de máquinas e equipamentos agrícolas, produção vegetal e animal, agricultura familiar, meio ambiente, pesquisa e serviços voltados ao campo.