A CATESP, Câmara Técnica de Transporte de Cargas Especiais, foi criada no final do ano passado com o objetivo de promover discussões e estudos para o segmento e teve sua primeira reunião realizada na última quarta-feira, 24/02.
De acordo com Adalcir Ribeiro Lopes, coordenador da Câmara eVice-Presidente extraordinário para o Transporte de Cargas Especiais, embora a primeira reunião da CATESP tenha ocorrido esse ano, desde final do ano passado a NTC tem apoiado o SINDIPESA, SETCEMG e ASSOCIPESA nas questões do segmento, resultando inclusive na Resolução DNIT nº 1/2016 que regulamenta o setor de cargas excedentes.
“Nós estamos agora unindo esforços para trazer mais empresários do segmento para dentro da entidade (NTC) para que possam ser ouvidos e representados de forma ainda mais assertiva. Uma das nossas grandes frentes nesse momento é uma proposta unificada para o segmento de cargas superdimensionadas dentro do Marco Regulatório, apontando os principais gargalos do super pesados”, afirma Lopes.
Entre os assuntos que serão debatidos pela Câmara, Lopes cita a necessidade de se pensar em artérias rodoviárias, seja para exportação, ou para interligar as diversas regiões do país e possibilitar o tráfico de cargas superdimensionadas, como é o caso de turbinas destinadas a hidrelétricas do país, e a união de informações com o DECOPE para tratar de parâmetros de custos do segmento, para determinado limite de carga excedente.
Fonte:NTC&logistica