Uma empresa que atua no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, está implantando um novo sistema que promete agilizar o carregamento e descarregamento de caminhões na área portuária.
O objetivo principal é otimizar as operações no setor, por meio da automatização. As filas de carretas causam transtornos nas vias ao redor do cais santista, e o sistema promete a diminuição delas.
O sistema de controle inteligente é usado no Porto de Roterdã, na Holanda. Maxwell Rodrigues, vice-presidente do Ergos Group, está otimista com a implantação da tecnologia. “Esperamos poder trazer isso para o Brasil e nos tornarmos cada vez mais eficientes, trabalhando com um custo operacional reduzido”, afirma.
A nova tecnologia será testada primeiramente no Porto de Vitória, no Espírito Santo. O projeto tem investimento de R$ 21,9 milhões. A ideia é controlar o caminhão desde a sua saída do terminal até o destino.
As informações serão checadas e comparadas em cada ponto de carregamento, diminuindo as filas e tornando o processo muito mais veloz.
Fonte: NTC & Logística
2016-03-16