Nem 1% dos caminhoneiros procura urologista para cuidar da saúde

Inca estima que 61,2 mil brasileiros serão diagnosticados com câncer de próstata até o fim de 2017

A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) aponta que somente 0,8% dos caminhoneiros procura um urologista para cuidar da saúde, que é a especialidade médica mais apropriada à saúde da próstata. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam que 61,2 mil brasileiros serão diagnosticados com câncer de próstata neste ano. Além de ter o combate à doença como alvo, a campanha dá ênfase também na saúde do homem como um todo.

O mês de novembro marca a campanha de conscientização da prevenção ao câncer de próstata. De acordo com o médico socorrista da Entrevias Concessionária de Rodovias, Marcelo Ueti, a prevenção ainda é negligenciada pelos homens. “O histórico familiar de câncer de próstata é um fator importante que deve ser levado em conta, junto com o acompanhamento médico especializado pelo menos uma vez por ano”, alerta o médico. Quando constatado no início, as chances de cura podem chegar em até 90%.

Em 2013, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos envolveu mais de 2 mil homens que faziam parte de um programa de tratamento de câncer de próstata. Eles foram entrevistados sobre qualidade de vida, alimentação e rotina de trabalho. A conclusão do estudo apontou que caminhoneiros podem estar em maior risco para o câncer de próstata agressivo. O estudo considera que a rotina do motorista dentro do caminhão e os constantes sacolejos na cabine podem estar relacionados a inflamações na próstata. “O motorista profissional tem um estilo de vida muito sedentário nas estradas e a alimentação também acaba sendo muito ruim. Isso acaba gerando ainda outras doenças, como hipertensão e até diabetes. Por isso é importante uma alimentação saudável e praticar exercícios, como uma caminhada diária. Isso contribui para melhorar problemas relacionados ao coração”, orienta Marcelo Ueti.

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema genital masculino. A função dela é produzir e armazenar um fluido incolor que juntamente com os espermatozoides compõem o sêmen.

Risco

Alguns fatores de riscos devem ser levados em conta para o diagnóstico de câncer de próstata: cerca de 60% dos homens com a doença têm mais de 65 anos; alimentar-se de maneira inadequada com escassez de frutas, verduras, legumes e grãos; sedentarismo e excesso de peso.

Sintomas

O câncer de próstata pode estar associado a sintomas como perda de peso; anemia; dor óssea; urgência em urinar; necessidade constante de urinar e até sangramento.

Fonte: INTELOG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *