Meritor Brasil celebra 65 anos Com mais de 8,7 milhões de eixos produzidos

Líder do mercado de eixos e sistemas de drivetrain para veículos comerciais, a Meritor Brasil celebrou, no último dia 16 de julho, 65 anos de atuação no País. Em trajetória de sucesso, inovação e muita contribuição com tecnologias de vanguarda para a evolução do segmento, a companhia, em clima de festa, contabiliza um total de 8.700.065 de eixos produzidos, sendo 3.500.065 unidades dedicadas exclusivamente a veículos comerciais até o momento em seus dois polos industriais, localizados em Osasco (SP) e Resende (RJ).

A representatividade da empresa no País, 50% de participação em veículos comerciais acima de 6 toneladas, é fôlego para a Meritor Brasil mirar um futuro promissor e sustentável, promovendo um ambiente de grandes transformações para o setor. O primeiro trem de força elétrico 14xe, desenvolvido pela marca Blue Horizon, unidade de negócio dedicada a novas tecnologias para a mobilidade, começou a ser fabricado este mês.

“Por sermos uma empresa global e trabalharmos com as engenharias integradas, o 14xe, desenhado para equipar caminhões médios e pesados entre 9t e 26t de PBT nas configurações 4×2 e 6×2 e entre 26t e 40t de PBTC na configuração 6×4, já está em fase de prospecção no Brasil”, diz Adalberto Momi, vice-presidente da Meritor para América do Sul.

A Meritor ainda anuncia nesta celebração o início do desenvolvimento dos próximos produtos da Blue Horizon, os eixos elétricos 12Xe e 17Xe, cujos testes estão previstos para começar no início de 2022. O trem de força 12Xe será oferecido para caminhões entre 6t e 19t de PBT, de até 200kW de potência contínua nas configurações 6×2 ou 4×2. Já o Powertrain 17Xe irá equipar caminhões entre 26-44t de PBTC e fornecendo até 430kW de potência contínua nas configurações 6×2 ou 4×2.

Em cenário de grandes transformações para a indústria, a Meritor Brasil completa 65 anos com parceiros como Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), Iveco, Mercedes-Benz, DAF, Volvo e Agrale e grande responsabilidade ao oferecer aos caminhões, ônibus e veículos especiais uma ampla gama de produtos que transmite a força do motor da caixa de transmissão até as rodas. Entre simples, duplos e tandem, os eixos fabricados na planta de Osasco (SP) variam entre 6 e 125 t de Peso Bruto Total Combinado (PBTC).

Com metade do mercado de eixos acima de 6 t e 60% de participação em veículos pesados, a produção da Meritor Brasil segue alinhada com o comportamento do mercado brasileiro de veículos comerciais. A fabricante prevê em 2021 um crescimento de 90,48% em relação ao ano passado, ou seja, de 63 mil eixos produzidos em 2020 para 120 mil eixos em 2021.Soluções complementares e inovadoras – Consolidada entre as três principais sistemistas na América do Sul no segmento de veículos comerciais, a Meritor Brasil contribui com soluções inovadoras que visam aumentar a disponibilidade dos veículos em operação e contribuir com iniciativas de redução de custo, a exemplo do Meritor Detachable e do Meritor Auto-DCDL.

O Meritor Auto-DCDL é um componente de bloqueio automático do diferencial que possibilita o travamento automático das rodas, solução que será oferecida como opcional para as montadoras a partir de 2022, elevando o nível de conectividade. Trata-se de uma unidade de controle eletrônica acoplada no próprio diferencial, sem a necessidade de adaptação ao sistema de controle do veículo, facilitando o processo de fabricação ao  levar a solução Plug & Play às montadoras.

Já o Meritor Detachable é um sistema que permite transformar o veículo 6×4 em 6×2 (em versões nas quais o equipamento não suspende o eixo e, na configuração 4×2, suspendendo o segundo eixo trativo). Esta tecnologia contribui com a redução dos custos de manutenção e pedágios, desgaste de pneus e consumo de combustível.

Esta inovação foi desenvolvida 100% pelo time de engenharia brasileiro e pode equipar os eixos da marca 6×4 e 8×4 tandem dos modelos MT 14x, MT 150, MT 160 e MT 610. “A redução em tarifas de pedágio chega a 33% e o ganho de eficiência é de até 2%, considerando apenas a desacoplagem do segundo eixo trativo e de até 5% suspendendo o mesmo”, diz Fabio Brandão, diretor de Engenharia da Meritor Brasil.

A liderança da Meritor Brasil nos seus 65 anos de história e o protagonismo na sua competência são impulsionados por pessoas, comprometidas e qualificadas em oferecer vantagem competitiva, respostas e soluções para uma sociedade mais próspera.