Mercedes-Benz apresenta o Novo Actros

Actros é o primeiro caminhão digital do mercado brasileiro
A Mercedes-Benz novamente faz história no país, com o lançamento do Novo Actros no mercado brasileiro, a marca estabelece padrões ainda mais altos de segurança, economia, conforto, conectividade e robustez com essa linha de caminhões extrapesados rodoviários.
Novo Actros é o caminhão mais seguro do mercado brasileiro
Com esse lançamento, a Mercedes-Benz traz para o País novas e inéditas tecnologias de segurança ativa que evitam acidentes e protegem vidas: a 5ª e atual geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP). A esses sistemas juntam-se os já disponíveis Controle de Proximidade e Assistente de Faixa de Rolagem, fazendo do Actros o caminhão mais seguro do Brasil.
Cabina totalmente nova desenvolvida para o Brasil – Lançamento mundial
A grande inovação do Novo Actros é a inédita cabina, que foi desenvolvida especificamente para atender às características do mercado brasileiro. O seu design é mais aerodinâmico, contribuindo para a redução no consumo de combustível.
Mas o que mais chama a atenção é o desenho do interior da cabina. A nova cabina amplia o espaço interno para o motorista e acompanhante, garantindo um excelente padrão de conforto, ergonomia e bem-estar a bordo. Outro destaque é a altura interna, que chega a 1,84 metro, facilitando a movimentação.
Esses dois painéis interativos para caminhões são exclusividade da marca no País: um multimídia digital e um multifuncional touch screen. A maioria das funções pode ser controlada confortavelmente a partir dessas telas, o que reforça a imagem da marca como inovadora e conectada, além de refletir a realidade do motorista plugado e conectado.
Além de toda a tecnologia embarcada no caminhão, outros destaques são a nova cama e os novos bancos. “Estamos entregando uma nova casa para os motoristas dentro do Novo Actros, que foi totalmente pensada para atender as necessidades e os desejos dos profissionais da estrada. garante Roberto Leoncini,”
Até 12% de redução no consumo e maior intervalo de manutenção preventiva
O caminhão entregará ao cliente até 12% de redução no consumo de combustível. Além disso, economia de até R$ 6 mil nos custos de manutenção preventiva e itens de desgaste por ano. Com maiores intervalos de manutenção, lubrificantes de alta performance e novas tecnologias, o caminhão terá 50% de redução nas paradas programadas para manutenção e o tempo de revisão será otimizado em até 15%. Outra vantagem é que está até 400 kg mais leve em comparação com o modelo atual, o que garante mais produtividade ao cliente”.
Entre as inovadoras tecnologias voltadas à economia no consumo destaca-se o novo câmbio totalmente automatizado G291 Powershift 3, beneficiando o melhor consumo de combustível, e o exclusivo PPC (Predictive Powertrain Control), piloto automático preditivo, que otimiza o estilo de condução do motorista. Por GPS, o PPC monitora a aceleração e a frenagem, prevê quando há subidas e descidas, faz trocas de marcha de forma inteligente, entre outras funções, o que ajuda o motorista a dirigir de forma adequada e econômica, o piloto automático preditivo inova também no quesito segurança.
Novo patamar de serviços e conectividade
Com base em telemetria, inteligência artificial, algoritmos, tecnologia digital e automatização, leva a Mercedes-Benz a um novo patamar de serviços e conectividade. O inédito portfólio de soluções que chega ao mercado juntamente com esse lançamento da marca se destaca por inovações exclusivas para o segmento de caminhões, como o Mercedes-Benz Uptime, a plataforma de logística Habbl, os serviços e consultoria do Total Mobility e aplicativos que ajudam o motorista no seu dia a dia.
Os aplicativos exclusivos para motoristas e frotistas poderão ser acessados com muita facilidade pelos celulares ou pela tela touch screen do Novo Actros.
O App Liga nas Estradas avalia motoristas por pontuação de acordo com sua forma de dirigir. O App Jornada do Motorista faz a gestão do dia a dia do condutor do veículo. O App Vehicle Lens faz um check-list online completo do veículo antes de passar o caminhão de motorista para motorista. E com o App Mercedes Club, o participante pode agendar serviços, participar do programa de fidelidade e ter descontos em peças e serviços em lojas parceiras
Um caminhão ainda mais robusto, feito para o Brasil
O Novo Actros mantém suas características de robustez e durabilidade para enfrentar as severas condições do transporte rodoviário de carga do Brasil. Entre suas inovações, está a exclusiva suspensão metálica Global TufTrac, mais leve e mais robusta, que oferece mais carga útil, além da maior disponibilidade do caminhão.
Outra importante inovação de robustez é o Disconnected Liftable Tandem – DLT, suspensor do eixo trativo para caminhões 6×4. A grande novidade e diferencial de mercado é que esta solução estará disponível para o Actros com freio a tambor. Isso traz economia para o cliente, uma vez que o eixo suspenso não paga pedágio e economiza pneus quando o caminhão roda vazio.
O Actros também chega ao mercado com uma nova geração do eixo traseiro, o New Final Drive. Mais leve, resulta em menor tara do caminhão, aumentando a capacidade de carga líquida do veículo. Além disso, também tem um novo gerenciamento de lubrificação interna do diferencial e maiores intervalos de troca de óleo.
Actros estreia no segmento de caminhões rodoviários com tração 4×2
A partir de 2020, a linha Actros será formada por três novos caminhões extrapesados rodoviários: os cavalos mecânicos 2045 4×2 (que marca a estreia do Actros na categoria 4×2), 2548 6×2 e 2648 6×4. Além desses modelos, o cliente terá também a opção do consagrado Actros 2651 6×4. Com isso, a marca aumenta as opções de escolha para os clientes que operam no transporte de grãos, carga seca, cargas frigorificadas, combustíveis, produtos químicos, gases, porta-container e outras aplicações.
O consagrado motor Mercedes-Benz OM 460 do Actros ganhou novas faixas de potência: 450 e 480 cv. Juntando-se ao consagrado motor de 510 cv, o OM 460 assegura ótima performance e baixa manutenção, oferecendo mais alternativas para que os clientes escolham a faixa de potência que melhor atenda suas demandas operacionais com economia no consumo.
A maioria das peças dos caminhões Mercedes-Benz são intercambiáveis entre modelos da mesma família e até com veículos de outra família. O motor OM 460, por exemplo, tem a maior parte de suas peças em comum com o consagrado OM 457 da linha Axor de extrapesados. Essa é uma grande vantagem para os clientes, pela facilidade de reposição de peças e pela familiaridade das equipes de oficina.
Treinamento de condução gratuito aos motoristas do Novo Actros
A chegada do Novo Actros ao mercado brasileiro trará uma grande novidade para os clientes no que se refere à especialização dos motoristas. A marca irá oferecer treinamentos grátis de condução econômica e segura para os interessados.
“Esse treinamento com foco em dirigibilidade e operação diária abordará as novidades de assistência à condução, segurança e conectividade, para que o motorista aproveite todos os recursos do caminhão a fim de obter menor consumo de combustível, mais conforto e produtividade no seu dia a dia”, diz Leoncini.
A Mercedes-Benz já realizou 30.000 horas de treinamento para preparação de instrutores. A partir de outubro e até maio de 2020, a Empresa promoverá um amplo programa de treinamento técnico e de produto no Brasil que envolverá 11.000 participantes, entre profissionais da fábrica e da Rede de Concessionários.
Com parcerias, a Mercedes-Benz ampliará o número de instrutores para mais de 130 profissionais, que irão multiplicar conhecimentos sobre o Novo Actros em todo o País, tanto para os motoristas, quanto para as equipes de oficina.
Resumo das inovações e novidades do Novo Actros para o Brasil
Segurança ativa
·         ABA 5 – Active Brake Assist (Assistente de Frenagem Ativo)
·         Side Guard Assist (Assistente de Ponto Cego)
·         Attention Assist (Assistente de Fadiga)
·         Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP)
·         Faróis em halogênio inteligentes – Ajuste automático de luz alta ou baixa
Economia no consumo
·         PPC – Predictive Powertrain Control (piloto automático preditivo)
·         Novo câmbio totalmente automatizado G 291 PowerShift 3, com nova estratégia eletrônica de troca de marcha
·         Motor com novas faixas de potência e economia no consumo
Cabina – Padronização para todos os modelos
·         Inédita cabina com amplo espaço interno
·         Novo banco envolvente similar ao de um automóvel
·         Nova cama 10 cm mais larga
·         Ar condicionado automático digital semelhante ao de um automóvel
·         Ar condicionado noturno
·         Sistema de aquecimento estacionario
·         Partida por botão
·         Sistema mundial de segurança na nova chave e na eletrônica do veículo
·         Nova geladeira
·         Novo volante multifuncional
·         Painel multimídia digital
·         Painel multifuncional touch screen
·         Celular com espelhamento Apple Carplay ou AndroidAuto
·         Carregamento de celular por indução
Conectividade
·         Mercedes-Benz Uptime
·         Total Mobility
·         Habbl
·         App Liga nas Estradas
·         App Jornada do Motorista
·         App Vehicle Lens
·         App Mercedes Club
Robustez
·         TufTrac: nova suspensão metálica mais leve e mais robusta
·         DLT (6×4 com eixo suspensor): exclusivo eixo traseiro motriz com sistema de elevação e desconexão com freio a tambor – Modelos 6×4
·         New Final Drive: nova geração de eixo traseiro, mais leve, que aumenta a capacidade máxima de tração para caminhões 4×2 e 6×2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *