A Mercedes-Benz preparou uma série de lançamentos e novidades para todo o seu portfólio 2025 de caminhões. Novos modelos e versões, configurações customizadas e um leque cada vez mais amplo de produtos de pós-venda serão apresentados a clientes e ao mercado na próxima edição de Fenatran.
Os lançamentos e novidades abrangem todas as famílias de caminhões da marca: Actros Evolution, Actros 2045, 2548 e 2553 com suspensão metálica, Arocs 4051 8×4 madeireiro, Atego 1719 Full Air para bebidas e cargas mais sensíveis e novos modelos Accelo 917, 1117 e 1417 6×2 para os segmentos de caminhões leves e médios.
Actros Evolution
Desde o lançamento do Novo Actros, em 2019, foi o primeiro a introduzir a Mirrorcam e o painel digital no Brasil, essa família de extrapesados vem apresentando uma evolução técnica constante, sempre ouvindo a voz de nossos clientes de Norte a Sul. Já em 2022, com a linha BlueTec 6, a marca trouxe novas opções, como a cabina space, painel analógico e Mirrorcam de 2ª geração.
“Não paramos por aí. Seguindo o propósito de evolução permanente, chegamos agora à uma nova solução da Mercedes-Benz, o Actros Evolution”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Com base na evolução dos últimos anos, essa linha resume bem a oferta constante de novas soluções para os clientes. Estamos atingindo um novo patamar de confiabilidade, disponibilidade, eficiência e conforto para as operações. Porque afinal, inteligente é nunca parar de evoluir”.
Entre os principais destaques do Actros Evolution, vale mencionar a bateria de alta ciclagem, que oferece a maior capacidade do mercado, de 230 Ah e recarga mais rápida. O filtro coalescente, que garante alto poder de filtragem, até 500 vezes mais potente do que um filtro convencional. O novo compressor de ar nos motores OM 460, que traz ainda mais robustez e eficiência para o motor. O kit robustez da cabina para operações mixroad. E temos também o menor consumo de combustível, trem de força potente, redução de 33% nas paradas de manutenção e manutenção preventiva otimizada, além é claro do carregamento de celular por indução, facilitando a rotina do motorista.
“E para compor o Actros Evolution, nada melhor que do que um design mais sofisticado, com a nova pintura de grade especial, a fim de registrar esse marco de evolução do produto. Além é claro, dos faróis em LED, que agora são de série, assegurando melhor luminosidade e até 30% em maior durabilidade”, diz Jefferson Ferrarez. “Nosso top de linha chega agora à sua melhor versão, entregando aos clientes o máximo em confiabilidade, eficiência e conforto. Dessa forma, se torna um caminhão ainda mais completo, robusto, com maior durabilidade e melhor performance, oferecendo ainda mais disponibilidade e rentabilidade para os clientes. Além disso, o Actros se mantém em seu DNA como o caminhão mais seguro no segmento de extrapesado On Road”.
Arocs 4051 8×4 para o setor madeireiro
Em seu portfólio 2025, a Mercedes-Benz também está ampliando a linha de caminhões extrapesados off-road, com o lançamento do Arocs 4051 8×4 para o setor madeireiro. Este é um veículo plataforma, que será entregue sob demanda, ampliando assim o leque de aplicações da linha Arocs no segmento off-road. Como todo Arocs, o 4051 se destaca pela força, robustez, tecnologia e produtividade. Isso reforça o compromisso da Mercedes-Benz em oferecer soluções para o segmento fora de estrada.
O Arocs 4051 é o sucessor do Axor madeireiro. Ele sai de fábrica totalmente customizado para a versão 8×4, podendo ser equipado com escape vertical, kits de proteção e uma grande novidade: cabina leito para as operações de longas distâncias dos clientes.
“Ainda na linha Arocs, destaco o nosso cavalo mecânico Arocs 3353. Com cabina leito e teto baixo, ele está preparado para o segmento canavieiro, com toda a potência do seu motor OM 471 de 530 cavalos”, comenta Jefferson Ferrarez. “Estamos passando por uma boa temporada de safra de cana e nosso extrapesado tem feito bastante sucesso no setor. Com a linha Arocs, tínhamos o desafio de substituir um campeão, que era o Axor 3344. E esse nosso Arocs 3353 tem se mostrado como um verdadeiro campeão no segmento do agronegócio”.
Atego 1719 Full Air para bebidas e cargas delicadas
Em 2024, a Mercedes-Benz promoveu vários lançamentos da linha Atego, como, por exemplo, os novos Atego 1933 e 3133. Para a Fenatran, a novidade é o lançamento do Atego 1719 Full Air.
O destaque desse Atego é a suspensão pneumática nos dois eixos como solução de fábrica. Isso torna esse semipesado ideal para o transporte de cargas mais sensíveis, principalmente do segmento de bebidas, uma vez que as ruas das cidades são irregulares e isso, por muitas vezes, dificultam a distribuição dessas cargas.
“Essa solução, portanto, vai ajudar os clientes a encontrarem um serviço muito mais adequado”, diz Jefferson Ferrarez. “E muito além disso, o Atego 1719 Full Air traz segurança, ergonomia e conforto para os motoristas e operadores. O rebaixamento da suspensão, por exemplo, facilita muito o carregamento e descarregamento dos produtos, trazendo melhor acesso à carga e prevenindo acidentes”.
“É importante destacar que essa solução foi implementada pelo Centro de Customização da Mercedes-Benz, que recentemente atingiu o marco de 15.000 caminhões customizados de acordo com a demanda dos clientes. Um feito muito representativo para nós da Mercedes-Benz”, afirma Jefferson Ferrarez.
Accelo ganha design inédito e mais capacidade de carga
Outra grande novidade do portfólio 2025 da Mercedes-Benz são os novos caminhões leves e médios da família Accelo. “Eles chegam com um inédito design futurista e moderno, mais capacidade de carga e novos modelos, além de diversas novidades em termos de tecnologia e configurações”, informa Jefferson Ferrarez. “Essa robusta renovação coincide com a recente marca de 20 anos de sucesso dessa família de caminhões no mercado brasileiro. Um campeão de vendas da Mercedes-Benz, com mais de 96.000 unidades emplacadas neste período. E ainda nesse mês, a família Accelo deve atingir a marca de 100 mil unidades vendidas no mercado brasileiro. Motivo de grande orgulho para nós!”.
Os novos modelos Accelo 917, 1117 e 1417 6×2 passam a atender as faixas de PBT de 9, 11 e 14 toneladas, resultando num ganho de até 1,2 tonelada de capacidade de carga. Além disso, o lançamento do 1117 marca a entrada da Mercedes-Benz no segmento de caminhões médios com 11 toneladas de PBT.
“Já o Accelo 1417, com PBT de 14 toneladas, oferece a maior capacidade de carga do segmento, até 600 kg a mais que seu principal concorrente”, diz Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Reafirmamos assim a vocação de um caminhão versátil e acessível aos grandes centros urbanos, com a capacidade de um médio, mas com plataforma de carga ampla e baixa. Ou seja, com economia e baixo custo operacional de um caminhão leve”.
O novo e moderno design reúne detalhes futuristas e clássicos. O Accelo é o primeiro caminhão com uma identidade visual que segue as linhas do novo Actros L e do caminhão elétrico eActros, que foram atrações da Mercedes-Benz no salão IAA deste ano na Alemanha.
O visual é clean. Já a grade dianteira preta reforça a tradição e a confiança que a marca conquistou no Brasil. Assim, os engenheiros da Empresa juntaram a atual linha futurista de design da Mercedes-Benz com o passado glorioso de ícones da marca no Brasil, como os clássicos L 1113 e L 608.
Além da estética, o novo painel frontal da cabina, a grade dianteira, o parachoque e a saia dianteira trazem vantagens operacionais aos clientes. O menor número de peças, a maioria em material plástico de grande resistência e maleabilidade, resulta em menor peso e maior durabilidade. Também há menor demanda de itens de manutenção, ideal para a aplicação urbana.
Além de evidenciar com elegância o design do novo Accelo, o conjunto óptico em LED aumenta a segurança. Ele oferece maior eficiência de iluminação e vida útil até 30% maior em relação às lâmpadas halógenas. Isso diminui a manutenção, reduzindo custos para o cliente.
Outro grande destaque é o consagrado motor Mercedes-Benz OM 924 LA, que mantém assim um elevado nível de desempenho com potência de 163 cv e torque máximo de 610 Nm. Esse motor é robusto e resistente, sendo o mesmo, aliás, aplicado no Atego de 17 toneladas de PBT. Ele recebeu um novo mapa de injeção e otimizações no sistema de gerenciamento do Pós-tratamento e, como resultado, teve um ganho de até 3% de economia de combustível, dependendo da aplicação. Ainda se tratando de powertrain, temos também o câmbio manual Eaton de 6 marchas e o câmbio automatizado G90 de 6 marchas powershift 3, maximizando o desempenho, economia e produtividade do veículo.
A cabina do novo Accelo continua a ser oferecida em duas versões: Curta e Estendida. Ambas asseguram excelente conforto e ergonomia, dando opção de escolha para o cliente de acordo com sua aplicação. O interior da cabina, reafirmando o seu conceito home office, se destaca pelo conforto e também pela praticidade, a fim de garantir uma melhor experiência ao motorista.