A Marquise Ambiental, uma das maiores empresas de serviços e soluções ambientais na gestão de resíduos sólidos, serviços urbanos, industriais e transformação de resíduos do país e que opera uma frota de mais de 1 mil equipamentos, recebeu na fábrica da Scania, nesta quarta-feira (27), dentro da Semana do Transporte Sustentável, promovida pela fabricante sueca, três caminhões movidos a biometano e/ou gás natural comprimido. A Marquise está implantando projeto piloto com caminhões coletores movidos a biometano e/ou gás natural em Fortaleza (CE), na frota da EcoFor, e em Osasco (SP) na frota da EcoOsasco. A concessionária responsável pelo negócio e apoio à Marquise será a Casa Scania Conterrânea (CE). Em São Paulo, o suporte será da Casa Scania Codema.
Além destes caminhões coletores movidos a biometano e/ou gás natural, a Marquise Ambiental já tem contratado com a Scania a compra de mais 18 unidades que serão entregues ao longo de 2025.
O transporte sustentável é definido pela ONU como o fornecimento de serviços e infraestrutura para a mobilidade de pessoas e mercadorias de forma que promova o desenvolvimento econômico e social, sem comprometer o meio ambiente. A tecnologia de uso de biometano como combustível para os caminhões coletores faz parte da constante busca da Marquise por inovação e ganho de eficiência dentro das operações, aliadas à sustentabilidade.
Combustível do Futuro
A Lei do Combustível do Futuro, Lei 14.993/2024, estabeleceu programas para incentivar a produção e o uso de combustíveis sustentáveis como o biometano em alternativa aos combustíveis fósseis para a redução de emissão dos gases de efeito estufa na atmosfera.
A Marquise Ambiental em parceria com a MDC, é pioneira na implantação da maior e mais moderna planta de biometano do Norte e Nordeste, a GNR Fortaleza no Ceará, foi uma das primeiras empresas brasileiras a desenvolver o biometano como combustível a partir dos resíduos sólidos e agora investe em uma frota pioneira de caminhões de coleta movidos a biometano.
Modelo Scania P 280 XT
O modelo de caminhão escolhido para o início dessas operações é o modelo semipesado P 280 XT da Scania, que conta com motor Euro 6 (que atende a mais nova lei de emissões) de 9L, pode receber tanto gás natural comprimido quanto biometano em qualquer proporção, e entrega uma capacidade de armazenagem, em seus oito cilindros, de até 230 metros cúbicos de gás, conferindo autonomia satisfatória para operações urbanas de coleta de resíduos. Além disso, o caminhão vocacional da marca possui uma série de configurações específicas para o segmento de coleta. A cabine é a P com pacote off-road XT. O modelo já está equipado com a caixa de câmbio Opticruise G25CM, a mesma utilizada no pesado Scania Super, e que garante trocas de marchas mais rápidas.