Marcopolo apresenta veículos com foco na descarbonização

Marcopolo apresenta veículos na Lat.Bus com foco na descarbonização do transporte

A Marcopolo, uma das principais desenvolvedoras de soluções de mobilidade do mundo, destacará na Lat.Bus 2024 novos veículos em linha com a tendência global de descarbonização do transporte. A Lat.bus é o maior evento da indústria do ônibus na América Latina, que será realizado de 6 a 8 de agosto, no São Paulo Expo.

A companhia apresentará, ao todo, nove modelos no evento com as marcas Marcopolo e Volare. Com a marca Marcopolo são cinco modelos: o novo Viaggio G8 1050, Paradiso G8 1200, Paradiso G8 1350 e Paradiso G8 1800 DD, todos rodoviários, e o urbano Attivi Integral 100% elétrico com uma inédita e inovadora configuração interna. A Geração 8 já registra a marca de mais de quatro mil unidades comercializadas, desse total, 2.150 são do modelo Double Decker. Além disso, 850 foram destinados para o mercado internacional. O sucesso dos ônibus desta categoria se deve a fatores como a renovação das frotas por parte das empresas rodoviárias, que buscam o aumento de conforto e segurança para os passageiros. “O sucesso da Geração 8 no Brasil e no exterior é uma realidade. Estamos focados e trabalhando para lançar os modelos G8 na maioria dos mercados nos quais atuamos, inicialmente com a produção no Brasil, agora no México e Colômbia, e exportação para países como a África do Sul, onde recentemente reunimos nossos clientes e parceiros para evento de lançamento”, afirma André Vidal Armaganijan, CEO da Marcopolo.

Além dos modelos rodoviários e Attivi, também serão expostos os novos Volare Fly 12, direcionado para os segmentos de fretamento e escolar, Attack 10 e Attack 8 Robust, em uma versão competitiva, e o inédito Attack 9 Híbrido (elétrico/etanol).

“A Marcopolo neste ano completa 75 anos de atuação consolidando-se na posição de protagonista no desenvolvimento de soluções completas em mobilidade, contribuindo com o avanço do transporte de passageiros e alinhada ao seu propósito de aproximar pessoas. Nosso objetivo é desenvolver cada vez mais produtos e soluções que promovam a descarbonização do transporte e que, ao mesmo tempo, sejam avançadas tecnologicamente, contribuindo para a mobilidade nacional e internacional”, comenta Armaganijan.

Entre as inovações apresentadas no evento, a Marcopolo destaca os modelos híbrido e elétrico, que complementam o portfólio e contribuem com a sustentabilidade ambiental do setor. “Além do modelo Attivi Integral, 100% elétrico produzido pela Marcopolo, uma das novidades apresentadas na Lat.bus será o modelo híbrido que utiliza etanol como fonte para a geração de energia para as baterias”, destaca. Atualmente, cerca de mil ônibus elétricos da Marcopolo, seja soluções próprias ou elaboradas em parcerias com terceiros, estão em circulação. Na América Latina, além do Brasil, os produtos da marca estão presentes em países como Colômbia e México. “Além dos elétricos, ônibus movidos a hidrogênio, como o Audace Fuel Cell apresentado na Busworld 2023, ou a biometano são algumas das novas fontes de energia estudadas e testadas nos últimos tempos. Programas e incentivos públicos são fundamentais para que cada vez mais estas tecnologias se desenvolvam”, analisa Armaganijan.

A Marcopolo é líder no mercado brasileiro de carrocerias para ônibus. No primeiro semestre deste ano, foram produzidas 6.201 unidades no Brasil e 1.058 no exterior. A produção consolidada da companhia em 2023 foi de 13.035 unidades – 83% fabricados no Brasil e 17% no exterior. A consolidação dos modelos G8 e o mix de produtos, incluindo os ônibus urbanos e micro-ônibus, favorecem o desempenho no mercado.

Atualmente, os principais mercados externos para a Marcopolo são América Latina e continente africano. “A presença internacional posiciona a empresa como um player global, o que aumenta a nossa competitividade e nos leva a inovar constantemente. Mercados externos também oferecem oportunidades de crescimento em regiões em que a demanda por transporte público está em expansão”, finaliza o executivo.