Luis Gambim conta como foi a adaptação da frota DAF ao Euro 6

Luis Gambim conta como foi a adaptação da frota DAF XF e CF ao Euro 6

Quando trouxemos o Novo DAF XF ao Brasil, em 2020, optamos por adaptar esse modelo, que já era Euro 6 na Europa, para a tecnologia Euro 5 em relação as emissões de poluentes – processo que mobilizou grande parte da operação brasileira.

Diante do alto volume de investimentos no produto, tivemos que adequar a estrutura da empresa, da linha de produção, da cadeia de suprimentos e distribuição.

Após um período de estudos, testes em laboratórios, de durabilidade acelerada em pistas específicas e em ambientes controlados, tínhamos um caminhão altamente preparado para a nova legislação. 

No momento em o Proconve P8/Euro 6 estava prestes a entrar em vigor, somente foi necessário readaptar os modelos da Nova Linha DAF às alterações relacionadas a emissões de poluentes.

Quais áreas trabalharam neste processo? 

Houve grande mobilização e engajamento da engenharia do Brasil e da Holanda, fornecedores, logística, produção, comercial e Rede de Concessionárias para que oferecêssemos o melhor caminhão ao mercado brasileiro.

Como resultado, em 2022, as linhas XF e CF estavam totalmente adaptadas ao Proconve P8/Euro 6, saindo de fábrica com o alto padrão DAF de qualidade e acabamento interno premium, baixo nível de ruído do motor, e até 8% de economia de combustível.

Como a introdução do Euro 6 impactou as vendas até agora?

Para todo o setor, o ano começou abaixo das expectativas. Contudo, o ambiente da DAF sentiu menos o impacto e oferece notícias positivas para o mercado brasileiro. Isso porque nossas estratégias de antecipar, em 2020, a adaptação dos caminhões DAF Euro 5 à tecnologia do Proconve P8/Euro 6, nos permitiram estar um passo à frente da concorrência e apresentar, já no final de 2022, um caminhão Euro 6 pronto para comercialização.

Esta decisão garantiu estar entre as três marcas que mais emplacaram Euro 6 no primeiro semestre de 2023 com uma frota de mais de 3.580 caminhões DAF nas estradas brasileiras até agora.

Quais outros fatores influenciaram as vendas de caminhões DAF neste semestre? 

Além da estratégia assertiva da DAF para a linha Euro 6, nosso planejamento de gestão de estoque adequou eficientemente o volume de produção à demanda e ao tamanho de consumo da rede, o que melhorou a performance da companhia.

Como resultado, avançamos 18,2% em emplacamentos, de janeiro a junho deste ano, sendo a fabricante que mais cresceu no período, além de ampliar o market share no segmento acima de 40 toneladas para 13%. 

A atuação segmentada da DAF dentro do seu portfólio de produtos é outro fator importante que impulsiona o crescimento dos negócios e que reflete nos números conquistados nestes 10 anos de operação no Brasil.