A JSL – empresa com o maior portfólio de serviços de logística do Brasil – formou nesta quinta-feira (15), cinco motoristas de caminhão traçado para transporte de minério que participaram da 9ª edição do Programa Mulheres na Direção, em Miraí (MG). O projeto tem como objetivo promover a inclusão e a segurança no setor de logística.
Com a nona edição do programa, damos mais um passo para abrir novas oportunidades para mulheres em um setor tradicionalmente dominado por homens. Nossa prioridade é garantir que essas profissionais estejam preparadas para atuar com excelência e segurança, contribuindo para o desenvolvimento da nossa operação e para a transformação do mercado de logística”, pontua Bianca Furlan, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da JSL.
As candidatas aprovadas no processo seletivo receberam treinamento teórico e prático, totalizando 220 horas de capacitação, sendo contratadas como trainees por 90 dias. Ao longo de todo o processo, elas contaram com o acompanhamento de orientadores sobre a nova função e procedimentos de segurança e, após a formatura, serão efetivadas pela JSL para atuarem como motoristas.
Criado em 2021, o Mulheres na Direção é responsável por mais de 100 contratações de mulheres na JSL. No ano passado, o programa formou quatro turmas com 650 inscrições e 55 contratações. Já em 2022, capacitou 34 operadoras de empilhadeira em Uberaba (MG) e Mucuri (BA), sendo esta última para uma operação da Suzano. Para 2024, a previsão é de cinco edições ao todo.