A IVECO expõe uma ampla gama de veículos alimentados por diversas fontes de energia — incluindo HVO (biodiesel de segunda geração), gás natural, biometano, eletricidade e hidrogênio — e lança mundialmente dois novos veículos elétricos a bateria: o caminhão pesado S-eWay na sua configuração rígida e o caminhão leve eMoovy.
O S-eWay “Rígido” foi totalmente projetado pela IVECO, incluindo o software de bordo. Ele tem uma autonomia de 400 km, e sua carga rápida pode fornecer 200 km adicionais de autonomia em menos de 45 minutos. O novo veículo possui um eixo eletrificado FPT Industrial com potência máxima de 490 kWh, tornando-o ideal para missões urbanas e regionais. Esta versão rígida amplia a oferta de eletromobilidade pesada da linha S-eWay, que já inclui a versão articulada.
O eMoovy, um caminhão totalmente elétrico a bateria, na faixa de 2,5 a 3,5 toneladas, oferece uma solução ideal de zero emissões para missões urbanas, como entregas porta a porta. Ele tem uma autonomia de 320 km e possui a recarga mais rápida do segmento: até 100 km de autonomia adicional em menos de 10 minutos. Suas configurações de armazenamento de energia têm potência máxima de 76 kWh, e a cabine estabelece um novo padrão de conforto a bordo, semelhante ao de um carro. O eMoovy, produzido pela Hyundai e personalizado e distribuído no mercado europeu pela IVECO, é o mais recente resultado da bem-sucedida parceria entre o Iveco Group e a Hyundai Motor Company.
Uma visão para um futuro de zero emissões de carbono
Desde sua fundação, o Iveco Group adotou uma abordagem tecnologicamente neutra e multienergética para a descarbonização, apoiando os clientes na transição para o transporte de zero emissões. O Grupo oferece a solução certa para diversas circunstâncias, requisitos e missões de cada cliente, utilizando tecnologias avançadas e oferecendo todas as opções de propulsão.
No estande da IVECO, o público poderá conferir o protótipo do S-eWay equipado com um motor de combustão interna a hidrogênio XCURSOR de 13 litros, um conceito de caminhão pesado híbrido com um eixo elétrico e um motor CURSOR de 9 litros a hidrogênio como range-extender. Esses motores foram desenvolvidos pela FPT Industrial, a marca do Iveco Group especializada no desenvolvimento e produção de sistemas de propulsão de baixo impacto ambiental.
A FPT Industrial também tem seu próprio espaço de exposição na IAA, onde esses motores e outros produtos são apresentados em telas interativas. O já mencionado XCURSOR 13 é um motor multicombustível de base única, projetado com um núcleo comum e otimizado para funcionar com vários combustíveis: diesel, gás natural e hidrogênio. O CURSOR 9 H2 é uma solução de zero emissões de CO2 para transporte pesado, enquanto o novo protótipo N67 Hythane é alimentado por uma mistura de hidrogênio e metano. A marca também exibe a última geração de seus eixos elétricos para aplicações leves, médias e pesadas, além de sistemas de baterias para veículos leves.