Com a presença de Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, Vander Costa, presidente do Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) e representantes da montadora e da instituição, foi assinado nesta terça-feira, dia 9, na sede administrativa da montadora em Nova Lima (MG), acordo que formaliza o ‘Caminho para elas’, programa promovido pela IVECO que visa capacitar caminhoneiras por meio de um curso híbrido (presencial e online) realizado nas unidades do SEST SENAT.
Para Marcio Querichelli, o objetivo é quebrar barreiras e pavimentar o caminho para que as mulheres possam avançar no setor de transportes. “Esse movimento é um passo importante para a sociedade no sentido de promover diversidade no nosso segmento, onde apenas 3,4% dos motoristas de veículos pesados são mulheres. ‘O Caminhos para elas’ representa a concretização de um anseio por mudanças efetivas no mercado de trabalho”, completa Marcio.
A iniciativa, anunciada pela marca no Dia Internacional da Mulher, 08 de março, faz parte dos pilares estratégicos da companhia que engloba, entre outros projetos, a valorização, inclusão e equidade de gênero no mercado de trabalho. “Este encontro entre a IVECO e o SEST SENAT possibilitou a união de esforços para viabilizar a contratação das participantes do programa”, afirma Lucilene Carvalho, Gerente de Sustentabilidade do Iveco Group.
Além do ‘Caminho para Elas’, a IVECO realiza uma série de programas com foco no público interno feminino, como o ‘Entre nós, mulheres (mentoria e protagonistas)’, que tem como objetivo promover encontros entre colaboradoras da empresa sobre carreira, empoderamento feminino, valores, autoconhecimento e marketing pessoal. Para o SEST SENAT, o ‘Caminho para elas’ reforça a importância da educação para fomentar a qualificação profissional no transporte. “Nossa missão é contribuir para ampliar a força do setor por meio do conhecimento. Estamos honrados em fazer parte dessa ação com a IVECO”, diz Vander Costa.