IVECO expõe uma ampla gama de veículos alimentados por diversas fontes de energia — incluindo HVO (biodiesel de segunda geração), gás natural, biometano, eletricidade e hidrogênio — e lança mundialmente dois novos veículos elétricos a bateria: o caminhão pesado S-eWay na sua configuração rígida e o caminhão leve eMoovy.
Montadora lidera sua jornada de transformação contínua, fundamentada em pontos como estratégia multienergética, ecossistema crescente de parceiros, portfólio de serviços integrados e inovação para atingir novos níveis de crescimento, eficiência e competitividade.
O S-eWay “Rígido” foi totalmente projetado pela IVECO, incluindo o software de bordo. Ele tem uma autonomia de 400 km, e sua carga rápida pode fornecer 200 km adicionais de autonomia em menos de 45 minutos. O novo veículo possui um eixo eletrificado FPT Industrial com potência máxima de 490 kWh, tornando-o ideal para missões urbanas e regionais. Esta versão rígida amplia a oferta de eletromobilidade pesada da linha S-eWay, que já inclui a versão articulada.
eMoovy: caminhão totalmente elétrico a bateria, na faixa de 2,5 a 3,5 toneladas, oferece uma solução ideal de zero emissões para missões urbanas, como entregas porta a porta. Ele tem uma autonomia de 320 km e possui a recarga mais rápida do segmento: até 100 km de autonomia adicional em menos de 10 minutos. Suas configurações de armazenamento de energia têm potência máxima de 76 kWh, e a cabine estabelece um novo padrão de conforto a bordo, semelhante ao de um carro. O eMoovy, produzido pela Hyundai e personalizado e distribuído no mercado europeu pela IVECO, é o mais recente resultado da bem-sucedida parceria entre o Iveco Group e a Hyundai Motor Company.
O desenvolvimento contínuo do portal IVECO ON aumenta ainda mais a produtividade empresarial dos clientes com serviços como o Tacho Data Download, que permite a operação remota e reduz as tarefas administrativas exigidas pelos regulamentos do Tacógrafo.
GATE: empresa digital lançada na IAA 2022 para facilitar uma transição perfeita para a mobilidade elétrica sustentável, a GATE agora expandiu suas operações para a Alemanha, seu segundo mercado depois da Itália. A inovadora fórmula de pagamento por uso, adaptada ao cliente com base no uso do veículo, agora disponível na ampla linha eDaily, será estendida a uma gama mais ampla de veículos comerciais elétricos e caminhões pesados. A GATE terá seu próprio espaço no estande da IVECO para receber visitantes.
FPT INDUSTRIAL
FPT Industrial lança comercialmente, para o mercado europeu, novos motores de combustão interna (ICE) e produtos ePowertrain sustentáveis, perfeitamente alinhados com sua abordagem multienergética.
Único player no segmento On-Road com pelo menos um produto de combustível alternativo para toda a sua gama, a FPT Industrial continua a investir em motores de combustão interna ainda mais sustentáveis, com uma abordagem multicombustível para aplicações leves, médias e pesadas, com soluções inovadoras de hidrogênio, hythane, gás natural, diesel e combustíveis renováveis. Neste contexto, são destaques no IAA 2024:
- Cursor 9 H2 (Hidrogênio);
- N67 Hytane (Gás Natural e hidrogênio);
- XCursor 13 (Multicombustível);
No segmento ePowertrain, com fábrica em Turim (Itália), a FPT industrial é um dos principais players globais, com uma linha extensa e diferenciada de produtos de zero emissão. São destaques no IAA 2024 três novos modelos de eAxles (eixos de tração elétricos) e um pacote de baterias:
- EAX 200-R, para veículos comerciais de 3,5 a 11 toneladas e microônibus (até 11 toneladas de PBT);
- EAX 375-R, para veículos de porte médio 4×2, 6×2 de até 29 toneladas de PBT e 6×4 pesados de até 49 toneladas de PBT;
- EAX 840-R, primeiro eAxle HDT do mercado, projetado para veículos pesados;
- EBS 37 EVO, novo pacote de baterias de 37 kWh para veículos comerciais leves e microônibus;
O foco ao cliente é a prioridade da área de Customer Service da FPT Industrial, que expõe no IAA 2024 serviços conectados, assistência remota, componentes remanufaturados Reman e uma nova linha de óleos de alto desempenho.
Ainda não há previsão de produção e venda dos produtos apresentados pela FPT Industrial no IAA 2024 no Brasil. A chegada dos produtos, futuramente, dependerá da demanda de mercado e de clientes.