A Ipiranga Lubrificantes anuncia, neste mês, o lançamento do Ipiranga Brutus Performance SAE 10W-30 CK-4, um novo lubrificante semissintético para veículos pesados diesel. Atende a Mercedes-Benz por meio da homologação DTFR 15C100 (antiga MB Approval 228.31), além de poder ser aplicada nas frotas Euro V e Euro VI, em circulação desde 2023, e que possui padrões de emissões de gases mais restritivos, demandando um lubrificante de tecnologia superior
É aprovado ainda nas especificações Volvo VDS-4.5, Daimler Truck DTFR 15C100 (antiga Mercedes-Benz 228.31), ACEA E11-22 e API CK-4. Disponível em revendas autorizadas, o Ipiranga Brutus Performance SAE 10W-30 CK-4 é ideal para os segmentos de transporte de cargas, usinas, agronegócio e construção civil, garantindo maior eficiência e durabilidade para os motores de veículos pesados
Oferece desempenho diferenciado em comparação aos óleos de base mineral, com exclusivo controle termo oxidativo, que ajuda a manter a sua vida útil por mais tempo. Pode ser usado em motores com ou sem sistemas de pós-tratamento do tipo EGR (Recirculação de gases) e SCR (Redução catalítica seletiva), inclusive naqueles equipados com filtro particulado diesel (DPF), utilizando óleo diesel com baixo teor de enxofre
Ainda mantém a correta viscosidade do óleo, preservando a eficiência de bomba, garantindo a lubrificação adequada e a manutenção do controle de temperatura interna que o motor precisa. A tecnologia de aditivos detergentes atua diretamente sobre a fuligem produzida pela combustão, quebrando a sujeira em pequenas partículas e evitando a formação de depósitos e o acúmulo de borra
“O Ipiranga Brutus Performance SAE 10W-30 CK-4 será o primeiro produto do portfólio da Ipiranga Lubrificantes, que receberá a atualização dos rótulos de nossas embalagens. Com esta mudança, esperamos proporcionar maior interatividade e acesso de informações aos consumidores, que poderá identificar melhor o tipo de frota e o nível de viscosidade requeridos por tipo de veículos, além da leitura do QR Code para acessar o boletim técnico e a ficha com dados de segurança (FDS)”, analisa Rafael dos Anjos, gerente de Estratégia de Negócios da ICONIC, empresa detentora da marca Ipiranga Lubrificantes.