FPT Industrial leva soluções em gás natural a seminário no Rio de Janeiro

Caminhões IVECO Stralis NP integram cadeia de Biogás na França

Marca líder no desenvolvimento de tecnologias em gás natural há mais de 25 anos, a FPT Industrial leva o seu portfólio de soluções ao Seminário Internacional Mobilidade a Gás Natural. O evento aconteceu 22 e 23 de novembro pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), no Rio de Janeiro, apresentou ao setor as soluções tecnológicas e os benefícios ambientais, associados à confiabilidade, produtividade operacional e à segurança, do uso de gás natural veicular (GNV) em veículos pesados.

Durante o painel Tecnologia OEM, o presidente da FPT Industrial para a América Latina, Marco Rangel, expõe o histórico do uso do combustível desde a sua introdução no mercado europeu e aplicação comercial nos Estados Unidos, passando pela chegada ao Brasil, sua sustentabilidade ambiental, a exclusiva tecnologia estequiométrica da marca e os benefícios do uso, comparado ao diesel.

“O GNV é hoje a única alternativa ao diesel capaz de trazer benefícios ambientais em larga escala. Os motores a gás oferecem todas as vantagens dos motores tradicionais, com confiabilidade comprovada e custo total de propriedade competitivo e menor custo de abastecimento”, explica Rangel.

Desde 1997, a FPT Industrial já comercializou cerca de 40 mil motores GNV. São mais de 250 versões das famílias F1, NEF 6, Cursor 8, Cursor 9 e Cursor 13, como os utilizados pelos IVECO Stralis NP em uma cadeia de valor de Biogás na França, que movem veículos utilitários, caminhões, ônibus, tratores e geradores de energia com performances de 100 kW (134 cv) e 350 Nm torque a 338 kW (460 cv) e 2000 Nm de torque.

Trator movido a Biometano foi apresentado na Agrishow 2018

USO DO BIOMETANO

Os resultados das aplicações do motor FPT NEF 6 movido a Biometano no trator conceito da New Holland Agriculture serão apresentados pelo diretor de Engenharia Powertrain da CNH Industrial, Alexandre Xavier. Com 180 cv de potência e 740 Nm de torque, o trator tem o mesmo desempenho, durabilidade e intervalos de serviços do equivalente a diesel, mas com uma redução de custos operacionais de até 30% e uma operação mais silenciosa, com nível de ruído reduzido em até 5 dBA.

“Além da economia, o uso do Biometano promove a sustentabilidade ambiental, com emissões reduzidas em 80% se comparado com equivalente a diesel, e o combustível é renovável”, salienta Xavier.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *