A série Torqshift, que chega na rede de distribuidores da montadora a partir do próximo dia 15, é formada pelos modelos Cargo 1723, Cargo 1723 Kolector, Cargo 1729R, Cargo 2429, Cargo 1729T e Cargo 1933T. “Os novos modelos Cargo 2017 representam uma grande inovação de engenharia com a transmissão automatizada mais avançada do segmento”, afirma João Pimentel, diretor de Operações de Caminhões da Ford.
Apesar de chegarem ao mercado já neste mês, a Ford registrará o lançamento dos modelos como Linha 2017, o que permite ao cliente aumentar o tempo de permanência do veículo na frota, já que a maioria dos contratos no setor exige modelos com até três anos de uso. Com a nova linha Torqshift, o portfólio de produtos Ford 2017 cresce de 26 para 34 modelos. Ainda no próximo mês, a empresa vai apresentar quatro novas versões com configuração de transmissão manual: Cargo 1419, Cargo 1519, Cargo 3129 e Cargo 3129 Mixer.
O Cargo 2429 Torqshift, com tração 6×2, peso bruto total de 23 toneladas e capacidade máxima de tração de 38.000 kg, é o carro-chefe da nova linha de caminhões automatizados da Ford. Ele chega ao mercado com dois anos de garantia e o preço de referência mais competitivo da categoria, de R$220.000 na versão cabine simples e de R$228.000 na versão leito.
Transmissão automatizada Eaton
Desenvolvida pela Eaton em parceria com a Ford e a Cummins, a nova transmissão apresenta um funcionamento contínuo e suave, sem solavancos. Além disso, conta com diversos recursos para tornar mais prática a rotina do motorista. O piloto automático inteligente mantém a velocidade constante em subidas e descidas e a assistência de partida em rampa segura o caminhão parado por até 3 segundos em rampas com inclinação superior a 3%. Tem também a função “Low” para descidas, indicador de marcha no painel e dois modos de direção: “Por fazer as trocas de marcha sempre no regime ideal de rotação, o Cargo Torqshift padroniza o desempenho dos motoristas. Assim, aumenta a economia de combustível e a vida útil da embreagem, reduzindo os custos de manutenção. Ao mesmo tempo, diminui a fadiga do motorista no trânsito urbano e em viagens longas”, diz Antonio Baltar, gerente geral de Marketing e Vendas da Ford Caminhões.
Economia e manutenção
Se comparada às transmissões automáticas, a automatizada Eaton tem como vantagens o menor custo de aquisição e reparo, a maior economia de combustível – que chega a 10% em comparação com os equipamentos concorrentes – e a facilidade de manutenção. Ela também é cerca de 6% mais econômica que a transmissão manual. Além disso, o sistema de proteção da embreagem aumenta em quatro vezes a durabilidade do conjunto. “O principal problema da embreagem é o superaquecimento. Para evitar isso, usamos um sistema de proteção que inclui disco com revestimento sinterizado de cerâmica, aviso luminoso e sonoro em caso de abuso e um controle de rotação do motor para garantir a condição ideal de trabalho”, explica João Filho.
Recursos inteligentes
A transmissão automatizada do Ford Cargo Torqshift é equipada com um atuador elétrico que faz a função do pedal da embreagem e dois motores de corrente contínua para o acionamento da alavanca de engate. Uma unidade de controle eletrônico faz a interface com o módulo do veículo.
– Na função D (dirigir), ela seleciona a marcha de arranque adequada e faz uma troca otimizada.
– Na função M (manual), permite ao motorista assumir o controle e selecionar as marchas pelo botão na manopla em situações como rodagem fora de estrada ou subidas íngremes.
– Na função L (“Low”), exclusiva da Ford, as marchas são reduzidas gradativamente de acordo com a velocidade e rotação do veículo. Além de segurar o veículo em declives, também é útil em situações como o acoplamento de colheitadeira, em manobra de ré.
– Já na função Kickdown o motorista controla o regime de trocas pelo pedal do acelerador. Pisando a até 90% do curso ele funciona no Modo Economia, com trocas a 1.800 rpm. Com o pedal a 100%, as trocas ocorrem a 2.300 rpm, aumentando a aceleração.
Fonte: Portal Transporta Brasil
Repórter Silas Colombo