As vendas financiadas de veículos no primeiro semestre somaram 3,4 milhões de unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. O número, que inclui autos e comerciais leves, motos e pesados em todo o país, representa um aumento de 23,8% em relação ao mesmo período de 2023. Esse é maior marca para o período desde 2011, quando foram financiadas 3,7 milhões de unidades.
Na mesma base de comparação, o segmento de autos e comerciais leves teve alta de 21%. Já os financiamentos de veículos pesados cresceram 15,8%. A categoria de motos, porém, foi a que mais avançou, com uma evolução de 31,5%.
|
“Os resultados do primeiro semestre refletem o aquecimento deste mercado em 2024. O saldo geral foi positivo em todos os meses na comparação com 2023, com destaque para a categoria de motos, que foi a que mais cresceu neste período. Autos e comerciais leves, que representam 70% do total de veículos financiados, também tiveram um crescimento consistente, com 428 mil unidades a mais na comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse é o melhor resultado desde 2011, explicado principalmente pelo crescimento das vendas a varejo de veículos novos e usados e também pelo aumento da concessão de crédito, especialmente para linhas de crédito com garantia”, comenta Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3.
A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional. Para visualizar a apresentação com as informações completas sobre financiamentos de veículos em junho de 2024, clique aqui.