O Scania Top Team 2025/2026, torneio global apenas de colaboradores da área de serviços da rede de concessionárias da marca, saberá neste sábado (7) qual é a melhor equipe de Serviços da Scania no país. A final nacional vai reunir as 10 equipes melhor classificadas no Centro de Treinamento da Scania Academy, na fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo (SP). A vencedora vai disputar a final regional com participantes de outros sete países (Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Guatemala e Uruguai ou Paraguai, pois ambos vão disputar a última vaga ainda), no dia 8 de novembro, na Argentina. A Scania Academy e a Associação Brasileira dos Concessionários Scania (Assobrasc) contribuem com o suporte necessário para a realização das etapas.
O Top Team é uma ferramenta de capacitação profissional em forma de competição organizada mundialmente pela Scania para promover a competência técnica com os objetivos de desenvolvimento, capacitação, valorização e reconhecimento, incentivando o trabalho em equipe. É um sucesso nos países onde a Scania atua.
O mercado de trabalho para as funções nas oficinas e serviços é um tema de grande preocupação pela Scania e sua rede de concessionárias em razão da escassez de mão de obra em todo o Brasil.
A competição foi dividida em cinco fases, sendo as duas iniciais realizadas de forma virtual. A primeira foi o período de inscrições. As Casas Scania puderam inscrever quantas equipes quisessem até 13 de dezembro de 2024. Foram registrados 154 times e quase 800 participantes. A segunda foi o processo seletivo por meio de provas teóricas. Foram dois momentos, de 3 a 7 de fevereiro e de 17 a 21 de fevereiro, cada um com 50 questões, totalizando 100 perguntas, sobre os conceitos essenciais do dia a dia nas oficinas e o suporte técnico de excelência oferecido aos clientes. A terceira etapa é a final nacional, a quarta é o torneio regional e a última a disputa mundial, na Suécia.
A final nacional vai reunir as 10 melhores equipes do ranking geral após o resultado das 100 questões das provas teóricas, independentemente de serem ou não da mesma concessionária. Foram classificados times de quatro estados (SP, RS, MG e PR): Águia Maringá G10 – Casa P.B.Lopes (Maringá – PR), Asas e Engrenagens – Casa WLM Quinta Roda (Sumaré – SP), BTech – Casa Brasdiesel (Ijuí – RS), PG Super – Casa Cotrasa (Ponta Grossa – PR), PG Tech – Casa Cotrasa (Ponta Grossa – PR), Rodas e Torque – Casa WLM Quinta Roda (Sumaré – SP), SJP 1 – Casa Cotrasa (São José dos Pinhais – PR), SJP 2 – Casa Cotrasa (São José dos Pinhais – PR), Torque Master – Casa Escandinávia (Uberlândia – MG) e Unit’B – Casa Brasdiesel (Ijuí – RS).
Cada time tem de três a cinco componentes – aceitos apenas profissionais da área de serviços (a exemplo mecânicos, eletricistas e consultores) –, além de um coaching e um representante da concessão (grupo econômico da rede Scania).
“O Top Team reflete o compromisso da Scania com o desenvolvimento contínuo dos profissionais que representam a marca. Os desafios da competição preparam nossas equipes para oferecer soluções cada vez mais ágeis e eficientes. Investimos no conhecimento e no trabalho em grupo porque são fatores que impulsionam a competência nos serviços. Além de incentivar a inteligência emocional, fortalecendo as habilidades técnicas e a maturidade na empresa. Mais uma vez tivemos uma disputa acirrada entre os inscritos, o que comprova o quanto as concessionárias Scania estão preparadas e em alto nível para atender os clientes”, diz Maria Luiza Delavy, diretora da área de Pessoas e Cultura da Scania Operações Comerciais Brasil, que engloba a Scania Academy. “Trata-se de uma grande oportunidade para os profissionais técnicos estarem em equipe aperfeiçoando juntos os conhecimentos, se reciclando e buscando novos aprendizados, mostrando o quanto conhecem o produto Scania e serem ainda mais capazes de entregar bons serviços aos clientes”, conclui a diretora.
“O Top Team é um valioso reforço da importância do treinamento para a rede Scania priorizando os pilares do desenvolvimento, da capacitação, valorização e reconhecimento das pessoas. Sem dúvida, representa uma vitrine global de talento e dedicação. Essa jornada prepara os profissionais para os desafios diários e fortalece a qualidade dos serviços prestados nas concessionárias. Cada etapa vencida reforça o nosso compromisso com a liderança no setor e a satisfação dos clientes”, afirma Fernando Valiate, diretor de Serviços da Scania Operações Comerciais Brasil. “Na final nacional, vamos avaliar a competência técnica, a habilidade de realizar diagnósticos e de solucionar problemas no menor tempo. O cliente deseja que seu veículo seja atendido de forma precisa, tenha o diagnóstico certo e receba uma solução ágil para voltar à operação o mais rápido possível, com o máximo de disponibilidade e rentabilidade. É o nosso objetivo 24 horas por dia”, completa Valiate.
Quarta e quinta etapa
A quarta etapa será a final regional, que será realizada em 8 de novembro, na Argentina. A equipe brasileira vencedora da final nacional vai disputar o desafio com as campeãs dos seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Guatemala e Uruguai ou Paraguai (que ainda disputarão a última vaga). Desses oito países, os dois melhores times estarão classificados para a quinta e última fase, a final mundial, na Suécia, em maio de 2026. Em abril de 2023, o troféu mundial foi disputado por Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Irã, Irlanda, Itália, Malásia, Nova Zelândia, Suécia e Taiwan. A vencedora foi a Alemanha, com a Nova Zelândia em segundo e o Brasil ficou em terceiro. No total, houve 8 mil participantes de 70 países.