EPR Sul de Minas completa 90 dias do Pedágio Sem Cancela com ampla oferta de opções de pagamento

patrocínioEm apenas 90 dias de operação, o Pedágio Sem Cancela, implementado pela EPR Sul de Minas na MG-459, entre Ouro Fino e Monte Sião, já está transformando a experiência dos motoristas e trazendo benefícios significativos para as comunidades locais. O modelo de cobrança em livre passagem (“), sem barreiras físicas, o primeiro de Minas Gerais, elimina a necessidade de paradas para pagamento de tarifas, resultando em maior fluidez de tráfego e menos poluição. O sistema implementado também tem proporcionado redução expressiva na inadimplência.

O balanço divulgado pela concessionária mostra que, no período, 173.180 veículos passaram pelo pórtico de cobrança localizado em Monte Sião, no KM 12,7 da rodovia. Destes, quase metade (47,9%) optaram pelo pagamento via tag eletrônica. A principal vantagem deste meio de pagamento é que, além de mais prático, é mais econômico, pois automaticamente oferece o Desconto para Usuários Frequentes (DUF). Ele proporciona reduções progressivas, a partir da segunda passagem do veículo pelo pórtico no mesmo trecho, dentro do mesmo mês, podendo chegar até 72% de economia no 30º dia em que o motorista cruzar o trecho.

Outros 37,8% dos motoristas optaram pelo pagamento por meio do aplicativo “EPR Pedágio Sem Cancela”, que já soma mais de 12 mil downloads e está disponível para os sistemas Android e iOS. Uma das comodidades do aplicativo, é que, ao fazer seu cadastro, os usuários recebem alertas informando sua passagem pelo pórtico e o prazo de até 15 dias para pagamento da tarifa.

A inadimplência, que foi de 4,7% na média dos primeiros três meses de funcionamento, está abaixo das previsões iniciais da concessionária, apresentando uma redução constante à medida que os usuários se familiarizam com o novo sistema. Esse resultado positivo reflete a rápida adaptação dos motoristas às novas modalidades de pagamento e à dinâmica do Pedágio Sem Cancela. Além disso, o trabalho de conscientização realizado pela EPR Sul de Minas tem sido fundamental para a redução da evasão.

“A EPR Sul de Minas acredita que, à medida que mais pessoas conheçam e adotem a praticidade do pagamento automático, e o benefício do Desconto para Usuários Frequentes, o modelo Sem Cancela continuará se consolidando como uma solução inovadora e eficaz para as rodovias de Minas Gerais”, afirma José Carlos Cassaniga, diretor-presidente do Grupo EPR

Um dos principais pilares desse sucesso é o compromisso da EPR Sul de Minas com a comunidade local, evidenciado pelo respeito à rotina dos usuários. A concessionária realizou um estudo detalhado dos hábitos da região, permitindo que os motoristas que não optarem pelos meios eletrônicos paguem a tarifa onde preferirem. Embora o pagamento via tag, com seus benefícios de desconto, e o aplicativo sejam as principais soluções, a criação de 30 pontos de pagamento em estabelecimentos comerciais locais facilita o dia a dia daqueles que têm menos familiaridade com a tecnologia. Isso garante que todos os usuários sejam atendidos de acordo com suas preferências. Além disso, a equipe da concessionária fica permanentemente disponível para apoiar as pessoas que tiverem dúvidas sobre os meios de pagamento, garantindo o conforto de todos. “Seguiremos investindo nessa direção, aprimorando continuamente nossas práticas, focados em proporcionar a melhor experiência para nossos usuários e reafirmando nosso compromisso com a comunidade, sempre em colaboração com o Poder Concedente e orientados pela busca de soluções que beneficiem a todos”, destaca Cassaniga.

O novo modelo também traz benefícios ambientais, reduzindo emissões de gases poluentes e promovendo economia de combustível, devido à eliminação da parada que seria necessária em uma praça de pedágio tradicional para realizar o pagamento manual. Além disso, a instalação do pórtico de cobrança não necessitou de uma grande obra na rodovia, tendo um impacto significativamente menor na região, em comparação com a intervenção que seria necessária para a construção de uma estrutura de praça de pedágio tradicional. O resultado foi um baixo impacto ambiental e uma geração menor de resíduos.

“Por não necessitar parar para realizar o pagamento, os veículos gastam menos combustível, o que diminui a emissão de CO2 – um dos principais gases de efeito estufa. Além disso, a criação de pontos de pagamento físicos em estabelecimentos locais promove um impacto socioeconômico positivo, gerando oportunidades para comerciantes, aumentando a circulação de clientes”, reitera Diogo Santiago, diretor-presidente do Núcleo MG do Grupo EPR.

Popularização das tags

O uso de tags eletrônicas como forma de pagamento nos pedágios vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Dados da Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam) indicam que, no último ano, houve um aumento de 33% na adesão a essa tecnologia. Atualmente, cerca de 12 milhões de motoristas utilizam tags eletrônicas no país, o que representa aproximadamente 20% dos 60 milhões de veículos registrados pela Secretaria Nacional de Trânsito.

As etiquetas eletrônicas, fornecidas por empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Move Mais, Greenpass e também por bancos, estão disponíveis em sites, aplicativos e pontos de venda físicos. O DUF é aplicado automaticamente a partir da segunda passagem do veículo pelo mesmo trecho dentro do mesmo mês, atingindo o desconto máximo no 30º dia consecutivo de uso. Por exemplo, motoristas que cruzarem o mesmo trecho da rodovia por 30 dias consecutivos pagarão uma tarifa final reduzida de R$ 2,56, em vez da tarifa cheia de R$ 9,20.

Os usuários também podem quitar o débito da tarifa fazendo cadastro no site www.pedagiosemcancela.com.br. Caso a tarifa não seja paga em até 15 dias, será considerada “evasão de pedágio”. O proprietário do veículo receberá multa de R$ 195,23, emitida pelo DER/MG, sendo este valor repassado ao Governo do estado. Também serão aplicados cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

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