Desde 2014, a frota brasileira de veículos, incluindo os caminhões, vem envelhecendo gradualmente. Ou seja, empresas estão evitando a renovação, para conter custos. Com isso, chega a hora em que é preciso reforçar o baú
O envelhecimento da frota de veículos, incluindo caminhões, vem se intensificando desde 2014 e chegou a uma idade média de 10 anos e 7 meses no ano passado. Com isso, frotistas e caminhoneiros que não trocam seus veículos há muito tempo precisam recorrer a implementadores rodoviários para reformar os baús, carrocerias etc.
“Vimos surgir um novo nicho de mercado para nós implementadores porque o caminhão fica velho e a vida útil do baú tem um limite, precisa de reforma, por causa do desgaste e até do risco”, disse Osmar Oliveira, CEO da 4 TRUCK.
Segundo o executivo, o envelhecimento aumenta as reformas e serviços podem incluir alongamento e encurtamento de chassis, reforma do para-choque e do protetor lateral, do ripamento e do perfil de amarração, assim como de pisos e assoalhos. Há casos em que é preciso promover a restauração total do baú para que o veículo possa ser usado por mais tempo. O departamento de reformas da 4TRUCK também atua na recuperação de portas, quadros, bases, janelas e portinholas. E promove a reforma total da parte elétrica dos baús.