A Mercedes-Benz Trucks está planejando realizar a mais longa viagem de teste da história da empresa durante o verão europeu deste ano, envolvendo seu novo carro-chefe elétrico, o eActros 600. Dois protótipos deste caminhão elétrico de longo percurso, praticamente prontos para a produção em série, cruzarão mais de 20 países europeus, percorrendo mais de 13.000 km, com um peso total de semirreboque de 40 toneladas.
Essa iniciativa visa proporcionar à Mercedes-Benz Trucks uma ampla experiência em diversas rotas, topografias e zonas climáticas, a fim de verificar o consumo de energia. Os resultados desses testes serão compartilhados com os clientes interessados. Além disso, a empresa pretende demonstrar que o eActros 600 permite o transporte de longo percurso puramente elétrico entre vários países europeus, recarregando exclusivamente em postos públicos. Isso visa enviar um sinal positivo sobre a viabilidade dos caminhões elétricos de longo percurso e a importância da infraestrutura de recarga pública.
O eActros 600 possui uma bateria de mais de 600 quilowatts-hora e um eficiente motor elétrico desenvolvido internamente, proporcionando uma autonomia de 500 quilômetros sem recarga intermediária. Dr. Christof Weber, chefe de Testes Globais da Mercedes-Benz Trucks, ressalta que o veículo já foi testado em diversas condições nos últimos anos e está prestes a entrar em produção em série. Stina Fagerman, chefe de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks, destaca o grande interesse dos clientes no eActros 600, com mais de 1.000 pedidos registrados desde o final do ano passado.
A jornada europeia de testes do eActros 600 está prevista para começar em Frankfurt/Main, Alemanha, em 11 de junho, com atividades de comunicação programadas. O tour começa um dia antes, na fábrica da Mercedes-Benz Trucks em Wörth am Rheine e na sede da Daimler Truck AG em Leinfelden-Echterdingen.
Além disso, no ano passado, a Mercedes-Benz Trucks realizou um tour de vendas pela Europa com o caminhão elétrico eActros 300/400 para transporte pesado em serviços de distribuição, percorrendo mais de 5.000 quilômetros em vários países europeus. Essas iniciativas visam promover a adoção de veículos elétricos de longo percurso e destacar a importância da infraestrutura de recarga pública para viabilizar esses transportes pela Europa.