Em comemoração a um dos grãos mais consumidos no mundo e base da alimentação de muitos países, como o Brasil, o Dia Internacional do Arroz, em 31 de outubro, coloca em evidência sua importância e todas as suas contribuições à humanidade. Engana-se, entretanto, quem pensa nos benefícios do arroz apenas sob os aspectos nutricionais. Embora seja nutritivo e ofertado em diferentes versões, é crescente a presença do grão em indústrias como as da beleza, bebidas e agropecuária, conforme destaca a Josapar, detentora das marcas Tio João e Meu Biju.
Responsável por processar e produzir milhares de toneladas de arroz todos os anos e distribuir seus produtos para mais de 40 países ao redor do mundo, especialmente por meio da marca Tio João, a companhia, que já soma mais de 100 anos de história, aproveita a ocasião para esclarecer todas essas curiosidades sobre o uso do grão. Confira!
1 – O arroz como alimento dos brasileiros
Considerado uma fonte de carboidratos saudáveis, responsáveis por fornecer energia ao organismo, o arroz branco possui ainda uma certa quantidade de vitaminas, como as do complexo B, e minerais como fósforo, magnésio e potássio. Na versão integral, o grão contém quantidades mais significativas de fibras, vitaminas e minerais em maior concentração, além de substâncias antioxidantes. Variedades como o arroz vermelho e o arroz negro são também considerados superalimentos, devido ao alto poder nutricional e a presença de outros minerais, como o ferro e o zinco.
Diante dessas propriedades e de sua grande versatilidade, que permite o preparo das mais diferenciadas receitas – além do tradicional arroz e feijão do dia a dia – o arroz se tornou base da alimentação brasileira e seu consumo é indispensável para manter o equilíbrio nutricional.
2 – O arroz na indústria da beleza
Mas não é somente na alimentação que o arroz demonstra suas contribuições. Utilizado há longa data em aplicações cosméticas e de maquiagem – a exemplo do pó de arroz, popularmente aplicado na pele para corrigir imperfeições, no início do século passado – nos últimos anos, as propriedades do grão permitiram que ele passasse a compor fórmulas de xampus, primers (que preparam a pele para receber a maquiagem), loções, máscaras e cremes que clareiam, hidratam e purificam a pele.
3 – O arroz na indústria de bebidas
Na indústria de bebidas, um novo tipo de cerveja à base de arroz tem ganhado popularidade na categoria artesanal. O grão é responsável por agregar leveza a esse tipo de bebida e em algumas versões é especialmente equilibrado com outros ingredientes, como o malte e o lúpulo. Atualmente, já existem até mesmo versões brasileiras da cerveja de arroz, uma opção refrescante para harmonizar com pratos igualmente leves, como os da culinária japonesa.
4 – Arroz e alimentação agropecuária
Opção viável para substituir o milho na ração animal, principalmente nas criações de aves e suínos, estudos da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – mostraram os benefícios do uso do arroz descascado (arroz marrom) para esta finalidade. Além das contribuições nutricionais fornecidas aos animais, o arroz, por muitas vezes, pode ser considerado uma alternativa mais econômica, de mais fácil logística e em maior oferta no país, quando comparado a outros grãos e cereais.