Daimler Truck inicia testes em clientes com caminhões Mercedes-Benz movidos a célula de combustível à base de hidrogênio

Com o objetivo de oferecer apenas veículos neutros em CO2 aos seus principais mercados globais até 2039, a Daimler Truck, uma das maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo, está impulsionando o transporte sustentável. Como exemplo, as tecnologias de acionamento baseadas em hidrogênio têm se apresentado como solução ideal, especialmente para aplicações flexíveis e exigentes em transporte pesado e de longa distância.

Dessa maneira, no caminho para a descarbonização, a Daimler Truck está entrando na próxima fase de desenvolvimento dos seus caminhões com células de combustível. Após uma rigorosa fase de testes em pistas e vias públicas, os caminhões Mercedes-Benz GenH2 chegam agora em um estágio avançado de desenvolvimento, sendo implantados nas primeiras frotas de clientes.

Martin Daum, Presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck, e Hildegard Müller, presidente da Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA), comemoraram o início dos testes dos  cinco protótipos de caminhões Mercedes-Benz GenH2 com célula de combustível na frota das empresas Air Products, Amazon, Holcim, INEOS e Wiedmann & Winz. Esses clientes terão a oportunidade de adquirir experiência prática no transporte de longa distância, numa fase inicial experimental de cerca de um ano, com caminhões movidos a célula de combustível. Por outro lado, a equipe de desenvolvimento da Daimler Truck adquire informações valiosas sobre as operações reais de caminhões movidos a hidrogênio líquido e sobre os requisitos específicos dos clientes, podendo levar tudo isso em conta para o desenvolvimento da produção de série.

Os cinco GenH2 Trucks serão utilizados em diferentes aplicações de longa distância em rotas específicas na Alemanha, como transporte de materiais de construção, contêineres marítimos e até mesmo gases em cilindros. Durante esses primeiros testes com clientes, os veículos permanecerão sob a supervisão e responsabilidade direta da fabricante. Os caminhões serão reabastecidos nos postos de abastecimento de hidrogênio líquido (sLH2) designados em Woerth am Rhein (Renânia-Palatinado) e, em um futuro próximo, na área de Duisburg (Renânia do Norte-Vestefália).

Hidrogênio líquido permite um alcance de 1.000 quilômetros ou mais

A Daimler Truck deu preferência ao hidrogênio líquido porque essa condição resulta numa densidade de energia bem maior. Como resultado, é possível transportar mais hidrogênio, aumentando significativamente a autonomia do veículo, o que permite um desempenho comparável ao de um caminhão a diesel convencional.

Os tanques de hidrogênio líquido também oferecem vantagens em termos de custo e peso em comparação com o hidrogênio gasoso comprimido, permitindo uma carga útil maior. Isso torna o Mercedes-Benz GenH2 tão adequado para o transporte rodoviário de longa distância quanto os caminhões a diesel convencionais. Em setembro de 2023, a Daimler Truck demonstrou esse êxito quando um protótipo aprovado para vias públicas do Mercedes-Benz GenH2 concluiu o #HydrogenRecordRun, cobrindo 1.047 km com apenas um tanque de hidrogênio líquido a bordo.

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