A Companhia celebrou na última sexta-feira, em 22 de novembro, na fábrica da Mercedes-Benz de Wörth, na Alemanha, o início da produção em série do caminhão elétrico à bateria Mercedes-Benz eActros 600 para longas distâncias.
O eActros 600 será fabricado na linha de montagem já existente na fábrica de Wörth, em paralelo e de forma flexível aos caminhões com propulsão a diesel. O eActros 600 também recebe todos os componentes elétricos nesta área de produção. A partir dali, o caminhão passa pelo processo de acabamento e inspeção final, como todos os demais caminhões.
O eActros 600 é, portanto, o primeiro caminhão elétrico de Wörth cuja montagem ocorre em uma única área de produção. A conversão das linhas de montagem, bem como a integração do eActros 600 na linha de produção, ocorreu gradualmente. Os modelos anteriores de caminhões elétricos eActros 300/400 e eEconic saem do galpão de produção para a montagem dos componentes da propulsão elétrica e são eletrificados no “Future Truck Center” em Wörth.
As fábricas da Daimler Truck em Mannheim, Kassel e Gaggenau também desempenham um papel importante na produção do eActros 600. Elas fornecem os componentes necessários para a transmissão elétrica à bateria, como o eixo elétrico, componentes da transmissão e a caixa frontal, que reúne vários componentes de alta e baixa voltagem e fica localizada no antigo espaço de instalação do motor de combustão interna.
Rumo à fábrica livre de emissões de CO2
A Daimler Truck está empenhada na sustentabilidade do desenvolvimento de novos veículos, como o eActros 600, e também em sua produção. Nesse sentido, a fábrica da Mercedes-Benz em Wörth está trabalhando intensivamente para estabelecer uma produção ecologicamente correta: desde 2022, a planta já está com a produção livre de emissões de CO2. Como por exemplo, por adquirir eletricidade livre de emissões de CO2 que provém de energia solar, eólica ou hidráulica, bem como pela aquisição de certificados de compensação. Além de comprar eletricidade limpa, a fábrica está também promovendo sua própria geração de energia para produção, por exemplo, através do uso de sistemas fotovoltaicos. Em 2023, a Daimler Truck criou a joint venture “WärmeWerk Wörth”, em parceria com a EnBW e com a prefeitura de Wörth am Rhein, para fins de exploração das possibilidades do abastecimento de energia ecologicamente correta para a fábrica de Wörth, bem como para a cidade de Wörth am Rhein, por meio de energia geotérmica.
Com o início da produção em série do Mercedes-Benz eActros 600, a empresa está implementando outro componente do contrato acordado para o futuro da fábrica de Wörth: no verão de 2021, a gerência da empresa e o conselho de trabalhadores concordaram com a orientação da planta como um centro para o transporte do futuro na rede de produção da Mercedes-Benz Trucks. O contrato para o futuro inclui a produção em série sustentável de caminhões elétricos à bateria e de célula de combustível de hidrogênio, o desenvolvimento e a qualificação adicionais da força de trabalho dentro dessa transformação e a produção livre de CO2.