A Daimler Truck, um dos maiores fabricantes mundiais de veículos comerciais, ressalta sua trajetória para o transporte sustentável na IAA Transportation 2024, maior feira internacional do setor, que será realizada, entre 17 e 22 de setembro, em Hannover, na Alemanha. O foco da Companhia se concentra nos tópicos de descarbonização e digitalização. A presença da Daimler Truck no evento traz o caminhão Mercedes-Benz eActros 600 elétrico à bateria como seu destaque. Com o seu novo carro-chefe elétrico, o fabricante pretende descarbonizar o transporte de longa distância, que é responsável por dois terços – e, portanto, a maior parte – das emissões de CO2 no tráfego de caminhões.
A alta capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora[1] e um novo eixo de acionamento elétrico eficiente, desenvolvido internamente, permitem que o eActros 600 proporcione uma autonomia de 500 quilômetros[2] sem carregamento intermediário. Esta autonomia é alcançada sob condições muito realistas, refletindo o uso padrão com 40 toneladas de peso bruto total combinado. Este número pode ser excedido significativamente, dependendo do estilo de condução e da rota envolvida. O eActros 600 será capaz de se deslocar por mais de 1.000 quilômetros por dia. Isso é possível graças ao carregamento intermediário durante os intervalos de descanso do motorista, desde que existam instalações de carregamento disponíveis.
Neste verão europeu, dois protótipos de produção quase de série participaram de um percurso de teste de quase sete semanas para demonstrar o desempenho operacional do eActros 600, percorrendo mais de 15.000 quilômetros por 22 países europeus. Este foi o percurso de teste mais extenso na história da Mercedes-Benz Trucks. Cada um dos dois caminhões totalmente elétricos viajou com um PBTC de 40 toneladas e utilizou exclusivamente estações de carregamento públicas. Os veículos demonstraram com sucesso a elevada eficiência energética do eActros 600 ao longo do tour europeu. Em toda a duração da viagem, o protótipo provido com equipamentos especiais de medição registrou um consumo médio de condução de 103 quilowatts-hora por 100 quilômetros.[3] Calculando o teor energético do diesel, esse número se traduziria em um consumo aproximado de 10 litros por 100 quilômetros, praticamente impossível de ser alcançado com um caminhão de propulsão convencional. Nos inúmeros estágios diários do tour, teria sido até mesmo teoricamente possível alcançar autonomias acima de 600 quilômetros sem carregamento intermediário. Em média, foi possível cobrir com a energia recuperada cerca de 25% da energia consumida de tração do eActros 600.
Dependendo da rota, topografia e temperatura, o consumo diário variou entre 85 quilowatts-hora por 100 quilômetros – durante o percurso em descida de Madri a Bilbao (aprox. 360 quilômetros), sob condições muito boas de estrada e clima – e 140 quilowatts-hora por 100 quilômetros de Alta ao Cabo Norte (aprox. 240 quilômetros) com uma temperatura mais baixa de 7 graus Celsius, com uma parte do percurso consistindo de estradas sem pavimentação. Ao longo da jornada, cerca de 30 jornalistas de 20 países europeus, a maior parte do tempo ao volante, colocaram à prova o desempenho operacional do outro protótipo – não somente em termos de consumo, mas também, por exemplo, em termos de dinâmica de direção. Mesmo com este veículo, o consumo foi somente cerca de 6% a mais em média. Isso significa que a autonomia indicada de 500 quilômetros com uma carga de bateria se comprovou como um fator de planejamento realista durante a viagem.
A Daimler Truck programou o início da produção em série do eActros 600 para o final de novembro deste ano na planta da Mercedes-Benz Trucks em Wörth. Os primeiros veículos de clientes deverão ser produzidos e emplacados antes do final de 2024. Além disso, as plantas da Daimler Truck de Mannheim, Kassel e Gaggenau desempenham um papel importante nesse contexto. Elas fornecem os componentes necessários para a tração à bateria elétrica do eActros 600, como o eixo de roda elétrico, componentes de transmissão e a caixa dianteira, combinando inúmeros componentes de alta e baixa tensão, utilizando para isso o espaço de instalação anterior do motor à combustão.
Martin Daum, CEO da Daimler Truck: “Já apresentamos há alguns anos nossa visão do transporte sustentável do futuro. Para nós, a IAA Transportation 2024 orbita claramente em torno da implementação dessa visão. Estamos fornecendo veículos de série à bateria elétrica nas quantidades requeridas por nossos clientes.”
Como parte do “Media Night” da Daimler Truck, que aconteceu domingo em Hanover, o eActros 600 fez uma viagem noturna para Berlim de ida e volta. Em primeiro lugar, para fazer uma demonstração ao vivo da sua usabilidade no cotidiano e, em segundo lugar, para enviar uma mensagem aos decisores políticos, não só em Berlim, mas também em Bruxelas, que é: os veículos da Daimler Truck com zero emissões já estão prontos, agora, a infra-estrutura de carregamento deve seguir o exemplo.
Karin Rådström, Chefe Mundial da Mercedes-Benz Trucks e próxima CEO da Daimler Truck a partir de outubro: “Nosso eActros 600 é uma forte alternativa para um caminhão a diesel, graças à sua autonomia de 500 quilômetros com uma carga de bateria. Com sua elevada eficiência energética, ele será lucrativo para operadores de frotas. Agora é imperativo para os governos, o setor de energia e a indústria atuarem em conjunto para avançar com a expansão da infraestrutura de carregamento pública”.
Como as vendas tiveram início no final do ano passado, a Daimler Truck já registrou 2.000 pedidos para o eActros 600. Além disso, há também muitas cartas de intenção totalizando um número de quatro dígitos.