Cummins apresenta balanço da produção de motores

A cada três caminhões vendidos no Brasil, um tem motor Cummins

A Cummins apresentou o seu balanço de produção do primeiro semestre de 2018. Com 22 mil unidades produzidas, a empresa atingiu 60% de crescimento na produção de motores. O segmento automotivo representou avanço de 59% no mesmo período, os números também foram positivos para os segmentos de ônibus (+75%), construção (+58%), geradores (+39%), entre outros.

“A Cummins Brasil segue fortalecida. Fizemos reestruturações responsáveis e conseguimos atender à demanda incorporando mão de obra na medida em que os volumes cresceram. Apesar de um cenário de incertezas – grau de confiança, eleições, variação cambial etc. -, continuamos moderadamente otimistas, com plena consciência de que já superamos o pior momento”, comenta Luís Pasquotto, vice-presidente da Cummins Inc., presidente da Cummins Brasil e responsável pela Unidade de Negócios de Motores da Cummins na América Latina.

EuroVI

A Cummins entregou a tecnologia Euro VI para o mercado europeu em 2014 e, desde então vem modernizando e aperfeiçoando uma nova plataforma de motores para inserir nos mercados emergentes. Para isso, alocou um time da engenharia brasileira integrada com o
desenvolvimento global com o objetivo de modernizar e aperfeiçoar os motores Euro6, tornando-os mais acessíveis, eficientes e confiáveis. A previsão para a entrega do Euro VI no México e China é em 2021, sendo que no mercado
brasileiro as discussões do Rota 2030 sinalizaram como sendo em 2023.

Produtos

Entre os destaques está o motor ISB 6.7, que tem potência de 310 hp, torque de 1.100 Nm e será aplicado no Ford Cargo Power, em 2019. Foi feito modificações no turbo para ter uma maior vazão de ar e torque máximo, além de otimização na combustão do motor.

Os motores ISF 2.8 e 3.8, apresentam desempenho superior com economia de combustível e outras soluções aplicadas nos caminhões Delivery da marca VW, presentes no Brasil, Argentina, México, Chile e Uruguai. Também foi destacado que 100% dos ônibus da Agrale são feitos com os motores da Cummins.

A fabricante de motores divulgou ainda um investimento de U$ 500 milhões em eletrificação. A ideia é atingir números relevantes como as soluções de powertrain e integração veicular, liderados pela empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *