Cummins anuncia fábrica de eletrolisadores destinada à produção hidrogênio verde na Espanha

A líder global de energia Cummins Inc. juntou-se no início desta semana aos líderes governamentais e a parceira Iberdrola, uma das maiores empresas de energia do mundo, para anunciar uma das maiores usinas eletrolisadoras do mundo para a produção de hidrogênio verde, localizada em Castilla-La Mancha, na Espanha. O investimento vem na esteira da parceria entre a Iberdrola e a Cummins para projetos de produção de hidrogênio em grande escala na Espanha e em Portugal.

As empresas assinaram um acordo para acelerar o crescimento das oportunidades de negócio no mercado ibérico de eletrolisadores, promovendo a cadeia de valor do hidrogênio verde e fazendo da Espanha um líder industrial desta tecnologia. Essa aliança ajuda a posicionar a Cummins como fornecedora pioneira de sistemas eletrolisadores para projetos de grande escala na Península Ibérica e a Iberdrola como desenvolvedora líder de projetos de eletrolisadores e fornecedora de hidrogênio para clientes industriais finais.

“A Espanha oferece um ambiente local forte e dinâmico para a produção de hidrogênio e estamos entusiasmados em investir nesta região e ampliar significativamente nossa capacidade de fabricação na Europa. Nossa parceria com a Iberdrola nos conectará com uma grande empresa de energia limpa e nos posicionará estrategicamente para sermos líderes europeus na produção de hidrogênio verde. Acreditamos ainda que este é apenas o início da nossa expansão para novos mercados, trazendo novas tecnologias limpas aos clientes e apoiando os esforços para concretizar o Acordo Verde da União Europeia. À medida que as comunidades se movem em direção a emissões zero, este é o exemplo mais recente do esforço global da Cummins para alcançar a neutralidade de carbono e acelerar a economia do hidrogênio”, disse Tom Linebarger, presidente e CEO da Cummins.

Para Ignacio Galán, presidente e CEO da Iberdrola, “esta iniciativa irá acelerar a produção de hidrogênio verde na Espanha e criar uma nova indústria, a fabricação de sistemas eletrolisadores, com alto potencial de crescimento. Continuamos a progredir no nosso ambicioso plano de colocar a Espanha e a Europa na vanguarda global desta tecnologia, reduzindo a dependência energética e o consumo de combustíveis fósseis, ao mesmo tempo que impulsionamos a revitalização econômica e social do país. Estamos orgulhosos pela escolha de localizar o projeto numa região que valorizamos e mantemos presença e compromissos históricos. Esta iniciativa conjunta contribuirá para o desenvolvimento econômico, industrial e do emprego de qualidade na região e reforçará o seu grande compromisso inovador com uma tecnologia decisiva para a descarbonização da indústria”

Uma pesquisa de seleção de local na área de Guadalajara de Castilla-La Mancha está em andamento para a nova planta eletrolisadora PEM. Com investimento de 50 milhões de euro da Cummins, a fabrica terá capacidade de produção de 500 megawatts por ano, expansível para 1 gigawatt. A instalação, que inicialmente terá 22 mil m2, está prevista para ser inaugurada em 2023, criando 350 novos empregos, com previsão de aumento, de acordo com a demanda de produção. A Cummins está aumentando rapidamente suas capacidades para fornecer tecnologias de hidrogênio em escala, o que é crítico para a transição da energia verde do mundo por meio da economia do hidrogênio. A Cummins também implantou mais de 600 eletrolisadores em 100 países em todo o mundo.

Como parte dessa aliança, o projeto de hidrogênio verde de 230 megawatts em Palos de la Frontera (Huelva, Andaluzia, Espanha) – que a Iberdrola planejou para o principal produtor de fertilizantes Fertiberia – se tornará uma referência para grandes projetos de eletrólise. A Cummins será o fornecedor do eletrolisador para o projeto Palos e, por meio da experiência adquirida no projeto, a Iberdrola e a Cummins irão colaborar conjuntamente no desenho de soluções para grandes projetos de eletrólise. Ambas empresas também estão colaborando em uma estação de reabastecimento de hidrogênio em Barcelona, Espanha, com parcerias adicionais e oportunidades de colaboração mais amplas previstas no futuro.

A capacidade da Cummins de construir uma instalação de eletrolisador de última geração na Espanha é resultado do forte apoio dos governos de Castilla-La Mancha e da Espanha. Além disso, com o apoio da Espanha, esta planta e parceria irão acelerar a capacidade do hidrogênio verde de desempenhar um papel crítico na redução de gases de efeito estufa e emissões atmosféricas das indústrias para cumprir as metas de limitar o aumento da temperatura global estabelecidas no Acordo de Paris e Acordo Verde da União, bem como ajudar a implantar as estratégias espanholas e europeias de hidrogênio. A planta também permitirá que a Cummins alcance a neutralidade de carbono até 2050, conforme descrito na estratégia de sustentabilidade Planeta 2050 da empresa.

A Iberdrola apresentou 53 projetos relacionados ao hidrogênio para o programa Next Generation EU, que ativaria investimentos de 2,5 bilhões de euros para atingir uma produção anual de 60 mil toneladas/ano. A capacidade de produção de hidrogênio verde no âmbito deste plano seria equivalente a 20% da meta nacional (4 gigawatts de capacidade instalada até 2030) e garantiria que cerca de 25% do hidrogênio atualmente consumido pela Espanha não geraria nenhuma emissão de CO2. Este e outros projetos de hidrogênio da Iberdrola estão previstos para fomentar o crescimento econômico e de empregos, contribuindo para a criação de aproximadamente 4 mil empregos qualificados em 500 fornecedores locais.

Em Castilla-La Mancha, a Iberdrola opera 2.376 megawatts de energia renovável – eólica e fotovoltaica – o que a torna a terceira comunidade autônoma com os maiores megawatts ‘verdes’ instalados pela Iberdrola na Espanha. Recentemente, a empresa concluiu três projetos fotovoltaicos na região, totalizando 150 megawatts, e construiu a usina fotovoltaica Puertollano (100 megawatts).

Sobre Iberdrola
A Iberdrola é uma das maiores empresas mundiais de energia – a terceira em capitalização de mercado no mundo e líder em energias renováveis – que está liderando a transição energética para uma economia de baixo carbono. O grupo fornece energia para quase 100 milhões de pessoas em dezenas de países. Desenvolve energias renováveis, redes e atividades comerciais na Europa (Espanha, Reino Unido, Portugal, França, Alemanha, Itália e Grécia), Estados Unidos, Brasil, México e Austrália e, como plataformas de crescimento, está presente nos mercados como Japão, Irlanda, Suécia e Polônia, entre outros. Com uma força de trabalho de mais de 37 mil  e ativos superiores a 122,5 bilhões de euros, em 2020, atingiu um faturamento de 33 bilhões de euros e um lucro líquido de mais de 3,6 bilhões de euros. A empresa contribui para sustentar 400 mil  empregos ao longo de sua cadeia de abastecimento, com compras anuais de 14 bilhões de euros.  Referência na luta contra as alterações climáticas, atribuiu mais de 120 mil milhões de euros nas últimas duas décadas para a construção de um modelo de energia sustentável.