Com nova linha Cargo Power, Ford mira liderança em caminhões médios 6×2

Fonte:Sueli Reis/AutomotiveBusiness-

Ford lança a Linha Cargo Power 2019, que carrega novo nome em referência ao motor Cummins ISB 6.7, que recebeu várias modificações para elevar a potência, agora em 306 cv, além de eficiência e produtividade. A família traz seis caminhões (veja lista abaixo), entre médios e pesados com capacidade de 17 a 31 toneladas de peso bruto total (PBT) e trações de 4×2, 6×2, 6×4 e o inédito 8×2. O primeiro disponível na rede de concessionárias é o 2431 6×2, com transmissão manual de nove marchas ou a opção automatizada Torqshift, de dez velocidades. Os demais chegam ao longo deste mês.

O modelo 2431, um trucado estradeiro, é o carro chefe da linha e com ele a empresa aposta todas as suas fichas para recuperar participação na categoria 6×2. Em 2017, a Ford ficou na terceira posição no mercado de caminhões médios 6×2, com 17% de share ao vender 768 unidades, atrás do líder VW Constellation 24.280, com 1.661 unidades, e do vice-líder Mercedes-Benz Atego 2426, com 783. Com ele, a família de médios 6×2 2019 da marca conta com quatro opções, o Cargo 2423 e Cargo 2429, ambos com câmbio manual de seis marchas, e o novo Cargo 2431, na versão manual de 9 marchas e o câmbio automatizado Torqshift de 10 velocidades.

“Vamos brigar pela liderança, não no curto prazo, é um trabalho para o médio prazo, mas não será este ano. Sabemos que há oportunidades de crescer e agora com mais versões, queremos retomar o espaço que já foi nosso”, afirma o diretor de vendas e marketing da Ford Caminhões no Brasil, Oswaldo Ramos, se referindo à participação de 20% que a marca detinha entre 2011 e 2012, antes da chegada do Euro 5.

Nova linha Cargo Power 2019:
Cargo Power 1731 rígido
Cargo Power 1731T cavalo-mecânico
Cargo Power 2431 6×2 com transmissão manual ou automatizada Torqshift
Cargo Power 2631 6×4
Cargo Power 3131 6×4
Cargo Power 3031 8×2

Segundo o líder do projeto do novo motor gerente de engenharia do trem de força, Nelson Palmerio, as modificações no ISB 6.7, feitas em parceria com a Cummins, nasceram a partir do pedido dos clientes. Ele conta que uma pesquisa da montadora mostrou que quando questionados sobre o que estavam precisando do veículo, as respostas mais relevantes apontaram para maior agilidade, mais rapidez e maior fôlego.

“No entanto, o que fizemos não foi simplesmente colocar mais potência e torque, estamos entregando mais produtividade”, afirma Palmerio, quando se refere aos resultados obtidos com o motor modificado.

Em um projeto que começou há dois anos, diversos componentes foram aprimorados a fim de manter sua durabilidade e não comprometer a eficiência. Ganharam especial atenção o turbo, agora com carcaça e rotor projetados para trabalhar com maior pressão, o que melhora a resposta do motor em retomadas; o filtro de ar, com maior capacidade de vazão; novos bicos injetores e software eletrônico reprogramado. Além disso, o sistema de refrigeração foi redimensionado, com novo ventilador e intercooler. O trem de força também conta com nova calibração na transmissão e adequação da embreagem; soma-se a isso a nova série de cardã e eixo traseiro específica para a linha.

Neste período, a montadora contabilizou mais de 6 mil horas de desenvolvimento, incluindo as horas de testes para validação (3,9 mil horas), além de 400 mil quilômetros entre desenvolvimento e testes de durabilidade, feitos no Brasil e também em outros países da América do Sul, como Chile e Colômbia, onde a linha Cargo Power 2019 também será vendida.

“O resultado é um novo motor de 306 cv de potência, 16% mais torque e quase 2% de redução no consumo de combustível”, reforça Palmerio. “Evoluímos e descobrimos oportunidades ao refiná-lo: consumo ainda melhor que a versão anterior [de 290cv], mais produtividade, mais torque e mais potencia.”

Com o novo Cargo Power 2019, a Ford também incrementa seus serviços de pós-venda e lança algumas novidades: a nova tecnologia de diagnóstico remoto: toda a rede receberá um kit composto por um celular especial e um capacete com câmera para transmitir, em tempo real, as condições do veículo parado na oficina, que serão feitas por um mecânico treinado que entrará em contato diretamente com a engenharia de serviço da montadora, alocado na fábrica. Também está lançando o pacote de manutenção para a linha Cargo Power, com os três planos: básico Class, que inclui revisões, o intermediário Plus, com revisões e itens de desgaste, e o topo de linha Prime completo, com redução de 10% do valor na comparação com os preços praticados para os modelos anteriores.

Todos os veículos da linha 2019 também terão o FordTrac Telemetria ativado de fábrica. Além disso, a fim de alavancar as vendas já no início da oferta do novo Cargo 2431 6×2, a Ford oferecerá o modelo com o novo motor de 306 cv pelo mesmo preço da versão anterior, de 290 cv, para as primeiras 500 unidades. Para apoiar a venda, a montadora dispõe do programa de financiamento CDC Subsidiado, com toda a linha 6×2 com taxa de 0,96%, prazo de 48 meses e 20% de entrada com 90 dias de carência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *