Com dobro de vendas, veículos eletrificados ganham força

Com dobro de vendas, veículos eletrificados ganham força no mercado brasileiro

A quantidade de carros elétricos no Brasil aumentou quatro vezes mais do que no ano passado, de acordo com uma pesquisa da NeoCharge, empresa especializada em infraestrutura para veículos elétricos sustentáveis, que utilizou dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). E segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), o interesse pelo processo de eletrificação está crescendo, com quase o dobro de vendas de veículos desse tipo em 2022, totalizando 126 mil unidades movidas a energia elétrica vendidas no último ano.

O Mustang Mach-E, o primeiro veículo 100% elétrico da Ford no Brasil e o primeiro Mustang 100% elétrico do mundo, chega ao país em outubro. O Mustang Mach-E é um novo crossover que incorpora todo o legado e carisma da marca Mustang, com design inovador, desempenho excepcional, versatilidade e tecnologia avançada, proporcionando uma experiência diferenciada no segmento de veículos esportivos premium. 

“O Mustang Mach-E é o carro elétrico com o maior torque, aceleração e autonomia da categoria e oferece uma praticidade incomparável no uso diário. Além de um espaço confortável para passageiros e bagagens, ele apresenta recursos de conectividade e serviços personalizados que proporcionam o máximo de conveniência para os clientes”, conta o gerente comercial da Ford Slaviero – a concessionária mais tradicional da marca em Curitiba -, Rogério Novaki.

Desde seu lançamento global em 2021, o modelo foi introduzido em aproximadamente 40 países, recebendo mais de 25 prêmios e conquistando o segundo lugar em vendas de veículos elétricos nos  Estados Unidos. “O Mustang Mach-E é um produto único no mercado atual, oferecendo uma experiência excepcional ao consumidor, juntamente com versatilidade e desempenho impressionantes”, afirma o diretor de Marketing da Ford América do Sul, Marcel Bueno. Ele reforça que o veículo representa um marco significativo na eletrificação da linha, sendo um carro esportivo com espaço para a família e o único modelo elétrico que ostenta o nome Mustang.

A bateria pode ser carregada em casa, com o carregador Wallbox portátil de 7 kW; os carregadores públicos utilizam o plugue Tipo 2, que é o mais comum. A Ford estabeleceu uma parceria com a EZVolt, maior rede privada de eletropostos do Brasil, que conta com mais de 800 pontos de recarga distribuídos em 15 estados. Além disso, a empresa oferece aos clientes a oportunidade de realizar recargas gratuitas por 12 meses ou até atingirem 950 kW de energia. 

Design emblemático

O Mustang Mach-E é o primeiro modelo totalmente novo derivado do famoso pony-car. Ele foi projetado desde o início para ser um crossover elétrico, mantendo os traços essenciais que definem a personalidade do Mustang.

A grade dianteira com relevos internos em duas camadas é exclusiva da versão GT. O teto pintado em tom escuro contribui para realçar o perfil dinâmico da coluna C. As laterais sem maçanetas criam um visual fluido, enquanto as rodas de 20 polegadas calçadas com pneus Pirelli P-Zero 245/45R20 acentuam o seu porte e equilíbrio.

O Mustang Mach-E mede 4.743 mm de comprimento, 2.097 mm de largura com os retrovisores e 1.613 mm de altura. A distância entre-eixos de 2.984 mm – 264 mm maior que a do Mustang Mach 1 – torna a cabine mais espaçosa.

Sob o capô, há um compartimento extra de 139,5 litros para bagagem, apelidado de “frunk” (front trunk). Muito útil para transportar itens como mochilas e compras, ele é vedado e possui um dreno que facilita a limpeza. Junto com o porta-malas traseiro, de 402 litros, eles somam o maior espaço para carga da categoria, com 541,5 litros.Com dobro de vendas, veículos eletrificados ganham força

Performance surpreendente

A dinâmica veicular excepcional é uma característica do Mustang Mach-E que vem de família. A distribuição praticamente igual de peso entre a frente e a traseira é um dos fatores que contribuem para isso. Junto com a aerodinâmica apurada (Cx de 0,292), a bateria instalada no assoalho contribui para reduzir o centro de gravidade do veículo e proporcionar uma impressionante estabilidade em curvas. O conjunto de suspensão é independente, do tipo MacPherson na dianteira e multilink na traseira, com amortecedores adaptativos MagneRide para oferecer a melhor resposta em diferentes situações de rodagem.

A sua bateria de alta tensão é feita de níquel, cobalto e manganês, com células de íons de lítio. Ela é composta por 12 módulos, pesa 596 kg e conta com sistema de arrefecimento líquido. Além das barras transversais internas, possui uma estrutura externa de aço de alta resistência para proteção contra impactos, e seus conectores são certificados contra a entrada de água.

O Mustang Mach-E também é dotado de uma exclusiva arquitetura elétrica em rede que permite aprimorar o veículo ao longo do tempo, com atualizações over-the-air de seus módulos de segurança e desempenho.