CNH Industrial assume o controle acionário da Bennamann

A CNH Industrial está expandindo suas capacidades de combustíveis alternativos ao assumir uma participação majoritária na Bennamann – empresa do Reino Unido especializada em soluções para a captura, redirecionamento e armazenamento de emissões fugitivas de metano para uso energético. Em conjunto com as soluções da CNH Industrial, a infraestrutura da Bennamann fornece um sistema negativo de carbono que suporta totalmente uma economia circular na agricultura. Este movimento impulsiona a posição de liderança e portfólio em combustíveis alternativos da empresa para o setor agrícola.

Ao consolidar nossa participação na Bennamann, estamos oferecendo a nossos clientes um serviço completo de produção, armazenamento e distribuição de energia”, afirma Derek Neilson, presidente global de Agricultura da CNH Industrial. “Esta solução pode transformar as atividades agrícolas em mini-polos de energia que podem satisfazer suas próprias necessidades energéticas, produzir seu próprio fertilizante natural e vender qualquer excesso de gás no mercado aberto. Ela também lhes permite gerar sua própria eletricidade. Isto nos torna um verdadeiro facilitador de energia alternativa, capaz de servir a uma variedade de aplicações e contribuir para um futuro negativo em termos de carbono”, completa Neilson.

A redução de emissões como o metano e o CO2 de resíduos biológicos e operações é uma das maiores questões ambientais da agricultura. Para ajudar os agricultores a enfrentar esse desafio, a CNH Industrial tem sido pioneira em soluções alternativas sustentáveis de energia na agricultura por mais de duas décadas, incluindo o primeiro trator do mundo que funciona com gás natural comprimido (GNC) – o New Holland T6.180 Methane Power. Combustíveis alternativos e eletrificação podem aumentar a flexibilidade operacional, a eficiência e até mesmo a rentabilidade de um agricultor, enquanto compensam drasticamente sua pegada de carbono.

O relacionamento da CNH Industrial com a Bennamann começou em 2019, quando foi desenvolvido em conjunto um tanque de combustível de gás natural liquefeito para um protótipo de trator. Em 2021, a Ventures, braço de investimento da CNH Industrial, adquiriu uma participação minoritária no negócio.

Em uma fazenda piloto no Reino Unido, as tecnologias compartilhadas estão capturando emissões fugitivas de resíduos biológicos de explorações agrícolas – especificamente estrume/chorume de gado – que são, depois, purificados em biometano; que é posteriormente comprimido ou liquefeito. Ambos podem ser usados como combustível para veículos, para gerar eletricidade e até mesmo fornecer energia doméstica ou agrícola, enquanto os subprodutos do processo de conversão podem ser usados como um fertilizante natural. No total, o sistema proporciona independência energética para as atividades agrícolas, reduz os custos de insumos e potencialmente gera fluxos de receita adicionais.

Este trabalho também levou à introdução do primeiro protótipo mundial de trator metano liquefeito (GNL), o New Holland T7 Methane Power LNG (foto), que é operacionalmente negativo em carbono quando abastecido pelo sistema da Bennamann.

Este último investimento estratégico reforça o compromisso da CNH Industrial com a iniciativa “Science Based Targets” (Metas Baseadas na Ciência), reduzindo as emissões de CO2 na agricultura. O estudo descobriu que uma atividade agrícola de 120 vacas operando as tecnologias da empresa de captura de metano compartilhada pode reduzir o equivalente de CO2 de 100 casas na Europa – cerca de 780 toneladas anualmente.

A CNH Industrial avançará além da fase de protótipo e instalará suas soluções em várias atividades agrícolas durante o próximo ano. Isto começará com soluções de metano fugitivo comprimido, passando a liquefazer-se no futuro.

Por que o metano fugitivo liquefeito?

Devido a sua alta densidade energética, o metano liquefeito (um gás natural) é muito mais fácil de armazenar e distribuir eficientemente do que as fontes de energia renováveis, como o hidrogênio e o gás natural comprimido. Isto o torna um substituto direto e adequado para combustíveis fósseis em aplicações de alta potência, mesmo nos locais mais remotos, tais como locais de construção.

Com suas soluções estratégicas e sustentáveis, a CNH Industrial continua inovando em independência energética para manter seus clientes competitivos, ao mesmo tempo em que facilita as práticas não prejudiciais para o clima na agricultura.