A Nikola Motor informou que desde a apresentação há cerca de um mês do seu protótipo One, um caminhão 100% elétrico, já recebeu mais de 7 mil pré-encomendas que se traduzem em valores na ordem dos 2,3 bilhões de dólares. O que não deixa de causar surpresa, levando em conta que o protótipo do caminhão elétrico ainda não é nem sequer real.
“A nossa tecnologia está entre os 10 e os 15 anos na frente de qualquer outro fabricante de equipamento original (OEM) em eficiência de combustível, consumo e emissões. Somos o único OEM que apresenta um caminhão perto de zero emissões capaz de rivalizar com caminhões movidos a diesel de 36 mil kg. Conseguir mais de 7 mil reservas a cinco meses da nossa cerimônia de inauguração não tem precedentes”, afirmou o CEO da empresa, Trevor Miltobv.
O caminhão 100% elétrico da Nikola Motor pode ser reservado por 1.500 dólares, mas o objetivo final passa por vendê-lo no âmbito de um programa de renting através do qual os condutores pagam 5.000 dólares por mês – e que inclui quilometragem e combustível ilimitados, além de manutenção e garantia.
Com um extensor de gás natural e seis motores elétricos, um para cada roda, combinando mais de 2.000 cv de potência e 5.000 Nm de torque para uma autonomia estimada de 1.931 km, o Nikola Motor One pode acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 30 segundos com carga, duas vezes mais rápido que um caminhão diesel semelhante.