Fonte:G1 Pernanbuco
Crateras atormentam motoristas, caminhoneiros e passageiros de ônibus que trafegam pela rodovia federal. Principais problemas estão na Guabiraba e na Cidade Universitária, na capital, em em Prazeres, em Jaboatão.
Buracos estão atormentando os motoristas, caminhoneiros e passageiros de ônibus que circulam pela BR-101 no Grande Recife. A rodovia federal tem 213 quilômetros em Pernambuco, dos quais 44 ficam na Região Metropolitana. Nos bairros da Guabiraba e Cidade Universitária, na capital pernambucana, e em Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, o asfalto praticamente sumiu. Para piorar a situação, o mato toma conta das laterais e não existe mais sinalização.
Na área da Guabiraba, na Zona Norte do Recife, a rodovia federal tem buracos de todos os tamanhos. Por lá, passam 55 mil caros por dia, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit). Em um trecho de 5 quilômetros é praticamente impossível trafegar sem provocar danos aos veículos. Pneus com galhos dentro sinalizam algumas crateras maiores, evitando problemas mais graves aos motoristas.
Os problemas são semelhantes nos dois lados da pista, prejudicando que circula nos dois sentidos. Para passar pela área das crateras, os motoristas demoram mais de uma hora. Por causa da precariedade no piso, os engarrafamentos viraram rotina na região. Imagens feitas pelo Globocop, nesta quarta-feira (12), mostram filas de carros na estrada. Caminhoneiros criticam a situação.
“Com o tempo gasto para passar por aqui, daria para ir do Recife para a Paraíba”, afirmou o motorista Luiz Justino. “Demorei uma hora e vinte minutos para andar nem 10 quilômetros”, acrescentou o caminhoneiro Luciano Santos.
Na Guabiraba, alguns buracos foram fechados recentemente por uma operação feita pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), mas os problemas permanecem. A TV Globo flagrou, nesta quarta, jovens colocando areia e barro para tentar diminuir a profundidade de algumas crateras. Os rapazes aproveitam para ganhar dinheiro.
Motoristas relatam, ainda, o medo de circular pela região. Assaltos ocorrem com frequência, já que os veículos são obrigados a reduzir muito a velocidade.
Outro trecho bastante danificado fica na Cidade Universitária. Por lá, passam cerca de 65 mil carros por dia. Na região, onde está localizada a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o prédio da Sudene, os motoristas enfrentam engarrafamentos diários.
A situação se repete em Jaboatão. Nos dois sentidos, as crateras complicam a rotina de quem segue ou volta do Complexo Industrial e Portuário de Suape, no Cabo de Santo Agostinho. Pela região, há um fluxo diário de 62 mil veículos.
Na área, a pista sumiu e foi tomada pela lama. A fila de caminhões é grande, sobretudo, no fim do dia. “Todos os dias, perco uma hora e meia. À tarde, e pior ainda e se perde mais de duas horas no mesmo trecho”, observa o caminhoneiro André Azevedo.
Resposta
O secretário executivo de Transportes de Pernambuco, Antônio Cavalcanti Júnior, informou que a BR-101 vai passar por reparos. As obras serão iniciadas no fim de agosto e começo de setembro. Estão previstos, segundo ele, serviços de restauração definitiva da rodovia, no contorno do Recife.
Antes disso, no entanto, ele garante que haverá um trabalho emergencial. “Esperamos a redução das chuvas, na proxíma semana, para começar a trabalhar nos pontos críticos. Vamos retirar o excesso de material que está no local, provocando esses buracos, para dar uma melhor trafegabilidade à rodovia. A execução dos trabalhos será de forma modular para não atrapalhar muito a vida do povo de Pernambuco”, declarou.
Júnior disse que os serviços completos na BR-101 deverão durar dois anos. De acordo com o secretário executivo, a previsão de gastos é de R$ 122 milhões. “Na parte de conservação, haverá recursos do Dnit e parte pelos operários do DER de Pernambuco”, acrescentou.