A BorgWarner, uma líder global no fornecimento de soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis, oferece um conselho técnico importante ao sugerir a avaliação do turbocompressor em casos de suspeita de entrada de água pelo sistema de admissão de ar do motor, além de recomendar a verificação de todos os componentes periféricos do sistema.
Guilherme Soares, Head de Aftermarket da BorgWarner Emissions, Thermal and Turbos Systems no Brasil, destaca que apenas ar atmosférico filtrado deve ser admitido no sistema de admissão de ar do motor, seja pelo turbocompressor em veículos turboalimentados ou pelo sistema de aspiração natural em motores convencionais. Ele ressalta a importância de avaliar o turbocompressor em situações de possível entrada de água, enfatizando que a estratégia de segurança contra essa eventualidade é semelhante para motores aspirados e turboalimentados.
Em casos extremos, como alagamentos durante chuvas intensas, a estratégia de segurança pode não ser suficiente para evitar a entrada de água na câmara de combustão, resultando em danos graves ao motor, conhecido como calço hidráulico. Nesses casos, além da possibilidade de retífica do motor, os componentes periféricos também devem ser avaliados e, idealmente, passar por manutenção ou remanufatura.
Soares enfatiza que o turbocompressor deve ser avaliado internamente, pois a entrada de água pode contaminar o óleo e causar corrosão nos componentes internos, afetando seu desempenho e durabilidade. Danos à eletrônica do sistema também podem ocorrer, exigindo uma avaliação minuciosa por técnicos especializados para determinar a viabilidade da remanufatura ou a necessidade de substituição completa do componente.
Essas medidas refletem o compromisso da BorgWarner com a qualidade e a segurança dos sistemas de propulsão automotiva em todas as condições operacionais.