BorgWarner Anuncia Brady Ericson, CEO, e Chris Gropp, CFO

BorgWarner Anuncia Brady Ericson como CEO, Chris Gropp como CFO e PHINA Inc. como Nome da Companhia para a Cisão Proposta dos Segmentos Fuel Systems e de Aftermarket

A BorgWarner Inc. (NYSE: BWA) anunciou hoje que Brady Ericson atuará como presidente e diretor executivo, e Chris Gropp atuará como vice-presidente executivo e diretor financeiro da empresa separada de capital aberto que resultará da conclusão do anunciado anteriormente spin-off proposto dos segmentos Fuel Systems e Aftermarket da BorgWarner. A empresa também anunciou hoje que o nome pretendido da empresa é “PHINIA Inc.” (“PHÍNIA”).

“Brady e Chris são líderes completos e respeitados não apenas na BorgWarner, mas também na indústria. Cada um deles possui um amplo conhecimento e experiência que serão necessários para orientar a NewCo como uma empresa independente e buscar seu sucesso futuro,” disse Frédéric B. Lissalde, presidente e CEO da BorgWarner. “O anúncio de hoje também é um próximo passo emocionante que personifica e dá uma identidade ao que nos referimos como ‘NewCo’, agora PHINIA.”

Ericson iniciou sua carreira na BorgWarner em 2000 e atuou como vice-presidente da BorgWarner e presidente e gerente geral da BorgWarner Fuel Systems and Aftermarket desde março de 2022. Ele é diretor da BorgWarner desde 2011, enquanto atuava como presidente e gerente geral de três diferentes unidades de negócios e como Diretor de Estratégia da BorgWarner. Antes disso, ele ocupou cargos de responsabilidade crescente em operações, estratégia de fabricação, engenharia e vendas. Ele serviu em missões no exterior em quatro países diferentes na Europa e na Ásia. No início de sua carreira, Ericson ocupou vários cargos de vendas e engenharia na Honeywell (anteriormente AlliedSignal), Remy International e Ford Motor Company. Ericson é bacharel em Engenharia Mecânica pela Kettering University e mestre em Administração de Empresas pela Duke University.

“Sinto-me honrado por ter sido escolhido para lançar e liderar a PHINIA. Vamos aproveitar a rica história de 100 anos da BorgWarner – mantendo a forte cultura de liderança de produto, integridade e excelência operacional”, diz Ericson. “Há uma tremenda oportunidade e um futuro brilhante para nossos talentosos funcionários, com coisas interessantes no horizonte.”

Gropp começou sua carreira na BorgWarner em 2001, atuando mais recentemente como vice-presidente de finanças para Fuel Systems e mercado de reposição desde outubro de 2020. Ao longo de seus 22 anos na BorgWarner, Gropp ocupou cargos de crescente responsabilidade em vários negócios da BorgWarner nacional e internacionalmente, desde Plant Controller e Comercial Controller para Diretora Financeira e Vice-presidente de Finanças para três dos negócios da BorgWarner. Antes de ingressar na BorgWarner, Gropp foi auditora da KPMG e diretora financeira/controladora da Pressac Inc. Gropp formou-se em contabilidade pela Universidade do Alabama. Ela é uma contadora pública certificada licenciada no Alabama e membro do Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados, bem como da Sociedade de Contadores Públicos Certificados do Alabama.

“Obtivemos melhorias significativas nas margens operacionais e de segmento nos últimos dois anos na Fuel Systems e mercado de reposição”, diz Gropp. “Estou entusiasmada com a oportunidade de liderar a PHINIA, como parte da equipe de liderança de Brady, e buscar manter o momento positivo e a disciplina financeira, com o objetivo de nos preparar para o sucesso futuro como uma entidade independente.”

Espera-se que a PHINIA seja líder de produtos em sistemas de combustível, motores de partida, alternadores e distribuição de pós-venda com exposição equilibrada e sinérgica entre os mercados finais de veículos comerciais, veículos leves e pós-venda, e tenha ampla exposição regional e de clientes.

Espera-se que o spin-off proposto seja concluído no final de 2023, sujeito à satisfação das condições habituais.