AB Triângulo do Sol apoia campanha contra o tráfico de pessoas

Entre os dias 25 e 31 de julho, a AB Triângulo do Sol participará da Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas por meio da veiculação de uma mensagem de alerta nos painéis eletrônicos das rodovias: “Tráfico de pessoas é crime! Denuncie. Disque 100”.

A campanha mundial conhecida como Blue Heart (Coração Azul) foi criada pelo UNODC, Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, e ganhou a adesão do Brasil em 2013. Desde então, diversas unidades federativas vêm realizando ações para conscientizar os cidadãos para a luta contra o tráfico de pessoas.

Em 2016, após a publicação da Lei nº 13.344/2016, o dia 30 de julho foi instituído como o Dia Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Dados divulgados pela UNODC, em 2018, revelaram que a maior parte das vítimas deste tipo crime é composta por mulheres adultas (49%) e crianças (30%), que são utilizadas com o objetivo de exploração sexual e trabalho forçado.

O tráfico de pessoas é definido como o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, utilizando ameaça, uso da força ou outras formas de coação, levando a vítima a uma situação de exploração. O tráfico pode acontecer para vários fins: exploração sexual, trabalho equivalente ao de escravo, extração de órgãos humanos, adoção ilegal, entre outros.

O Coração Azul, símbolo da campanha, representa a tristeza das vítimas do tráfico de pessoas e remete à insensibilidade daqueles que compram ou vendem seres humanos. Para as Nações Unidas, o uso da cor azul também demonstra o compromisso da Organização com a luta contra esse crime que atenta contra a dignidade humana.