Cummins Day comemora o motor 6,7 litros das Ram 2500 e 3500

Em reconhecimento a uma parceria de sucesso, a Ram comemora no dia 6 de julho o Cummins Day. A data homenageia o icônico motor turbo diesel 6,7 litros da Cummins, disponível atualmente nas versões de 365 cv e 377 cv, que equipam, respectivamente, as picapes Ram 2500 e 3500, ambas comercializadas no Brasil.

Desenvolvida nos Estados Unidos com participação do time brasileiro de engenheiros, a versão mais recente do propulsor Cummins de 6,7 litros desembarcou no país em março, quando a marca pertencente ao grupo Stellantis lançou localmente a Ram 3500. Com seus 377 cv e o impressionante torque de 1.150 Nm a 1.700 rpm, recorde no segmento, a nova picape é a de maior potência entre todas as movidas a diesel disponíveis no país e a que entrega o maior torque do segmento.
Equipada com essa verdadeira usina de força de seis cilindros em linha, a Ram 3500 oferece também as maiores capacidades de carga e de reboque da categoria, de até 1.752 kg e de 9.021 kg, respectivamente.
Por ocasião do seu lançamento no mercado brasileiro, o engenheiro de Aplicações da Cummins Brasil, Fábio Antoniazzi Prior, explicou que ajustes na injeção e em alguns componentes do motor permitiram o aumento da potência e do torque em relação à Ram 2500, sem comprometimento da durabilidade.
Entre as novidades mais relevantes do propulsor da Ram 3500, Prior cita a adoção do sistema SCR (Selective Catalytic Reduction), que utiliza o Arla 32 para tratar os gases de exaustão e reduzir a emissão de poluentes, aliviando o uso do sistema EGR de forma que a combustão do motor seja mais eficiente e os gases da combustão sejam tratados também por meio do pós tratamento, não somente dentro da câmara de combustão.
Em suas duas versões, o motor Cummins turbo diesel de 6,7 litros tem bloco de ferro fundido vermicular, que garante maior resistência estrutural e menores níveis de ruído, vibração e aspereza (tríade também conhecida pela sigla inglesa NVH), além de reduzir o peso total do conjunto.